Além de ser pouco atraente, a gordura localizada na barriga também tem efeitos prejudiciais sobre a saúde geral devido a sua natureza inflamatória. Essa adiposidade visceral tem sido associada a taxas mais elevadas de risco cardiometabólico que outros tipos de adiposidade. Um estudo piloto, recente, recrutou um total de 20 mulheres obesas com idades entre 18 e 40 para testar a eficácia da suplementação do aminoácido arginina como tratamento da gordura abdominal. Foram administrados três gramas de L-arginina, três vezes por dia, durante 12 semanas, bem como também foi feito aconselhamento sobre mudança de estilo de vida. As participantes toleraram bem a suplementação de arginina não apresentando efeitos secundários nocivos e a circunferência abdominal diminuiu de 115,6  para 109,2 cm (p = .0004)  e o peso reduziu de 98,6 para 95,7  em 12 semanas (p = .015). Também foram observadas reduções significativas da linha de base no índice de massa corporal (IMC) e relação entre a circunferência abdominal e o quadril (RCQ). O estudo concluiu poder ser efetivo o uso da arginina para a redução da gordura abdominal.

Comentário do Editor: O aumento da liberação do Hormônio de Crescimento (que é lipolítico, queimando mais a gordura abdominal), produção de óxido nítrico e síntese de novas mitocôndrias no tecido gorduroso são alguns dos motivos pelo qual se compreende este fantástico efeito “queimador” de gordura abdominal que a arginina tem.

Os artigos aqui postados não necessariamente expressam a visão da Empresa 

Referências:
Revista Essentia 7 – In The News

Ryan T. Hurt, Jon O. Ebbert, Darrell R. Schroeder, et al. L-Arginine for the Treatment of Centrally Obese Subjects: A Pilot Study. Journal of Dietary Supplements, March 2014, Vol. 11, No. 1 : Pages 40-52.

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.”