São muitos os estudos que associam os benefícios da beterraba à prática de exercício físico. Isso porque, a beterraba contém um elevado nível de nitrato, o qual é convertido em nitrito e, em seguida, em óxido nítrico (NO).

O NO aumenta o fluxo de sangue no corpo, melhora a oxigenação das células e diversos estudos têm mostrado que ele pode melhorar o desempenho do exercício em pessoas de idades variadas.

Beber suco de beterraba antes de se exercitar pode também fazer com que o cérebro de adultos mais velhos execute tarefas de forma mais eficiente, refletindo as operações de um cérebro mais jovem, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas da Wake Forest University.

“O óxido nítrico é uma molécula realmente poderosa que vai para as áreas hipóxicas (baixa concentração de oxigênio) do corpo, ou áreas que necessitam de oxigênio, e o cérebro é exigente quanto a isso”, afirmou Rejeski, autor do estudo.

Quando você se exercita, fortalece o córtex somatomotor, responsável por planejar e executar os movimentos.  Assim, a combinação de suco de beterraba com o exercício fornece ainda mais oxigênio para o cérebro e cria um excelente ambiente para fortalecer esta área do cérebro.

Rejeski relatou que este é o primeiro experimento a testar os efeitos combinados do exercício e suco de beterraba em redes cerebrais funcionais no córtex motor e conexões secundárias entre o córtex motor e a ínsula, que suportam a mobilidade.

“Este foi o primeiro estudo a ligar o consumo de beterraba ao fluxo sanguíneo para o cérebro, no entanto, esta pesquisa está entre as mais recentes de uma série de conclusões sobre os efeitos da beterraba na saúde”

– Beber suco de beterraba pode aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro em adultos mais velhos, de acordo com um estudo de 2010 de Wake Forest publicado em Nitric Oxide: Biology and Chemistry.

– Uma dose diária de suco de beterraba melhorou significativamente a resistência ao exercício e a pressão arterial em pacientes idosos com insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada, de acordo com um estudo da Wake Forest publicado em Journal of American College of Cardiology – Heart Failure em 2016.

– Consumir beterraba melhorou o desempenho da corrida entre adultos em boa forma, de acordo com um estudo de 2012 publicado em Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics.

– O suco de beterraba ajudou pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) a aumentar o tempo de exercício, de acordo com um estudo de 2015 da Wake Forest publicado em Nitric Oxide: Biology and Chemistry.

– Redução da pressão arterial após consumo de suco de beterraba, de acordo com um estudo publicado emHypertension em 2008.

Traduzido por Essential Nutrition
Referências:
http://news.wfu.edu/2017/04/19/beetroot-juice-exercise-aging-brains-look-younger/

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.”