Em uma pesquisa, foi constatado que o consumo de cacau ajuda a combater a inflamação causada pela obesidade. Joshua Lambert, professor associado do departamento de Ciência de Alimentos, explica o estudo que realizou com ratos: “eles foram alimentados com cacau e com uma dieta rica em gordura, e tiveram menos inflamação relacionada à obesidade do que os ratos alimentados com a mesma dieta rica em gordura, mas sem a utilização de cacau”.

Aos ratos foram administrados o equivalente para os humanos de 10 colheres de sopa de cacau em pó durante um período de 10 semanas. “O que me surpreendeu foi a magnitude do efeito. Não era tão grande o efeito sobre o peso corporal como esperávamos, mas fiquei surpreso com a drástica redução da inflamação e esteatose hepática.”, afirma Lambert.

Cacau em pó, embora comumente consumido no chocolate, na verdade, tem baixo teor de calorias, baixo teor de gordura e alto teor de fibra. “A maioria dos pesquisadores da obesidade tendem a afastar- se do chocolate porque ele é rico em gordura, rico em açúcar e geralmente considerado um prazer”, diz Lambert. “No entanto, o cacau em pó é de baixo teor de gordura e baixo teor de açúcar.

Olhamos o cacau, pois contém uma grande quantidade de compostos polifenólicos, que são substâncias análogas aos componentes do chá verde e do vinho, que foram extensamente estudados como promotores de saúde”.

Os artigos aqui postados não necessariamente expressam a visão da Empresa 

Referências:
ScienceDaily, 12 de junho de 2013
(http://www.sciencedaily.com/releases/2013/06/130612133134.htm)

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.”