Uma das mais simples e seguras lições para ajudar os adolescentes a combater a obesidade pode estar em aumentar a sua consciência sobre o que estão comendo e se estão mesmo com fome. Um estudo piloto de 40 adolescentes em Richmond County, Georgia, mostrou que o treinamento da consciência sobre a alimentação baseado em mindfulness* incentivou adolescentes a comer saudavelmente e se exercitarem mais, marginalizando assim sua tendência de ganhar peso.

“Isso nos dá uma segura e acessível intervenção que poderia ser traduzida em um programa real para o dia a dia de crianças com excesso de peso”, disse o Dr. Vernon A. Barnes, fisiologista da Georgia Prevention Institute, da Faculdade de Medicina da Geórgia (Augusta University).

“Se você cria o hábito de se manter consciente no momento presente em cada refeição, isso pode beneficiá-lo por toda a sua vida”, continuou Barnes, autor do estudo publicado em International Journal of Complementary & Alternative Medicine.

Neste primeiro estudo, para analisar o impacto da abordagem mindfulness sobre a dieta, exercício e comportamento alimentar de adolescentes do nono ano de escolaridade (média, 14 a 15 anos) de 6 escolas de ensino médio, os alunos foram aleatoriamente designados para o grupo controle, que simplesmente continuaram com suas aulas de saúde normalmente, ou para o grupo intervenção que teve adicionado às suas rotinas várias sessões de mindfulness durante 12 semanas. A intervenção começou com técnicas mais fáceis, como a consciência da respiração, onde os alunos se concentravam sobre o movimento de seu diafragma como uma maneira de aprender a prestar mais atenção aos seus corpos. As doze sessões também incluíram o uso do chocolate para aumentar a consciência de sabor e saciedade, com a explicação de como as emoções podem provocar excessos, bem como o benefício do movimento mindfulness, incluindo o uso de pedômetros e caminhada meditativa.

A maioria dos adolescentes estava com sobrepeso e tinha maus hábitos alimentares. Cerca de 20% dos participantes de intervenção relataram que não estavam conscientes do fato de que comiam rápido demais ou que se sentiam desconfortáveis depois. Quase 60% relataram um problema de compulsão alimentar, que, infelizmente, a conscientização da alimentação com o uso de mindfulness não ajudou, afirmou Barnes.

O progresso, incluindo o que eles comeram, quantas vezes se exercitaram e se continuaram sentindo compulsão, foi avaliado no final da intervenção e, novamente, três meses depois.

A coautora do estudo, Dr. Jean L. Kristeller, psicóloga clínica e professora emérita da Universidade do Estado de Indiana, já havia adaptado a redução do estresse baseada em mindfulness em um programa de sensibilização alimentar onde consumidores adultos eram treinados para que pudessem melhor controlar seus hábitos alimentares. Mais tarde, ela e Barnes adaptaram esse programa de duas horas em uma sessão de 50 minutos que se encaixaria dentro do tempo escolar para indivíduos mais jovens.

Os adolescentes no grupo de intervenção se alimentaram e exercitaram melhor. A sua atividade física moderada aumentou 1,4 dias por semana, em comparação com os controles que apresentaram diminuídas as suas atividades durante o período de estudo em cerca de meio dia por semana. Durante mais de seis meses, os participantes do grupo intervenção aumentaram de 2,9 a 3,6 e 4,3 dias de atividades semanais, atividades essas vigorosas o suficiente para fazê-los respirarem com dificuldade e/ou suarem. O grupo controle, de 3 dias semanais de atividades vigorosas, passaram para cerca de 2 dias.

Os adolescentes do grupo de intervenção apresentaram uma ligeira tendência de queda de peso. A perda de peso, ou mesmo a manutenção de um peso constante, é difícil entre os adolescentes, que normalmente experimentam vários surtos de crescimento e puberdade, disse Barnes. “Pelo menos para este grupo, fomos capazes de mantê-los em equilíbrio durante alguns meses”.

Enquanto o grupo de intervenção percebeu uma diminuição da ‘fome’ e consumiu uma dieta saudável – menos gordura e calorias – muitos integrantes também continuaram apresentando um comportamento de compulsão alimentar periódico, de leve a moderado.

 

* N. da T.: ‘Mindfulness’ é um termo que designa a técnica que auxilia o indivíduo a colocar atenção plena (observação consciente) na experiência e vivência do momento presente.

Os artigos aqui postados não necessariamente expressam a visão da Empresa 

Referências:
http://www.psypost.org/2016/04/mindfulness-based-eating-awareness-helps-adolescents-eat-healthier-foods-active-42086

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.”

Acesse o conteúdo completo do e-book Inteligência Emocional

Insira um e-mail válido!

Ao baixar o conteúdo, você assina a nossa newsletter e concorda com a nossa política de privacidade.