Enquanto as evidências mostram que a atividade física regular pode melhorar a função cognitiva e plasticidade do cérebro, seria necessário muito exercício e os efeitos duradouros ainda não estão claros. Recentemente, um estudo realizado na Universidade de Adelaide, na Austrália, sugere que uma única sessão de exercício vigoroso de 30 minutos pode levar a mudanças cerebrais, incluindo melhorias na memória e habilidade de coordenação motora.
Em suma, o exercício faz com que o cérebro seja mais “plástico”. |
O pesquisador Ridding e seus colegas recrutaram um pequeno grupo de adultos na faixa dos 20 e 30 anos e pediu-lhes para andar de bicicleta por 30 minutos. Os resultados indicaram que, mesmo uma sessão de atividade física de 30 minutos pode melhorar a plasticidade do cérebro, ou mudar o cérebro física, funcional e quimicamente. Mudanças positivas no cérebro foram sustentadas até 15 minutos após o exercício.
“A plasticidade do cérebro é importante para o aprendizado, memória e coordenação motora. Quanto mais ‘plástico’ o cérebro se torna, mais ele é capaz de se reorganizar e aumentar a força das conexões entre as células nervosas e diferentes áreas do cérebro.
Precisa estudar para um teste? Comece com 30 minutos de cardio e aproveite ao máximo a sua sessão de estudo.
Os artigos aqui postados não necessariamente expressam a visão da Empresa.
Artigo traduzido por Essential Nutrition
Referências:
http://synaap.org/balance/52-30-minutes-exercise-and-brain-plasticity
Por:
Anita Herrera-Hamilton