Se você está entre as pessoas com pressão arterial elevada, não se esqueça de tomar abundante quantidade da vitamina B conhecida como folato. Se o fizer, conforme novo estudo, você pode diminuir suas chances de ter um acidente vascular cerebral, um evento muitas vezes incapacitante ou mortal ligado à pressão arterial elevada.

O folato ocorre naturalmente em muitos alimentos, mas especialmente em vegetais de folhas verdes, feijões e frutas cítricas. Aqui, nos Estados Unidos, adicione à lista a maioria dos produtos de grãos, incluindo a farinha de trigo, farinha de milho, massas e arroz.

 

Eles são enriquecidos com a versão sintética do folato, conhecida como ácido fólico, o que não ocorre em muitos países ao redor do mundo, incluindo a China, onde o novo estudo foi feito. Publicado on-line no Journal of the American Medical Association, ele incluiu mais de 20.000 adultos na China com pressão arterial alta, que nunca tinham tido um acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco. Os participantes que tomaram suplementos de ácido fólico, juntamente com a medicação enalapril (Vasotec), para redução da pressão arterial tinham menos probabilidade de ter um acidente vascular cerebral durante a pesquisa de 4 ½ anos do que aqueles que tomaram somente enalapril.

Os benefícios cardiovasculares do folato são conhecidos há décadas. Estudos iniciados na década de 1970 (incluindo Harvard’s Nurses’ Health Study and Health Professionals Follow-up Study) mostraram que as pessoas que disseram ter consumido mais folato tiveram menos derrames e ataques cardíacos do que aquelas que relataram consumir menos. O folato, juntamente com outras vitaminas B, ajuda a quebrar a homocisteína, um aminoácido que pode danificar as paredes internas das artérias. Esses danos podem aumentar o risco de um acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco.

 

No entanto, ensaios clínicos nos Estados Unidos que compararam pessoas que tomaram suplementos de ácido fólico com aquelas que tomaram placebos não mostraram nenhum benefício do ácido fólico. Uma explicação provável é que os suplementos são mais úteis para pessoas que não recebem folato suficiente em suas dietas, quase um quarto dos americanos em 1998. Mas, a partir daquele ano, as empresas de alimentos foram obrigadas a fortificar produtos de cereais com ácido fólico. Dentro de um ano, o percentual de pessoas com baixos níveis de folato caiu drasticamente.

 

O estudo chinês descobriu que o benefício do ácido fólico na prevenção do derrame foi maior em pessoas com baixos níveis de folato na linha de base. Além disso, a maioria dos estudos anteriores de folato foi executada em pessoas que já tinham tido um acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco. Essas pessoas provavelmente estavam tomando uma série de medicamentos para prevenir outro evento, o que poderia obscurecer qualquer efeito do ácido fólico.

 

As novas descobertas são mais relevantes para as pessoas em países sem fortificação de folato. Ainda assim, elas são um bom lembrete para você dar uma olhada na sua dieta para certificar se está recebendo este nutriente crucial suficientemente.

“Frutas e vegetais são importantes fontes de ácido fólico na dieta, e eles também trazem muitos outros benefícios, tais como potássio e fitonutrientes, que também ajudam a diminuir a doença cardiovascular”, diz o Dr. Walter Willett, professor de epidemiologia e nutrição da Harvard TH Chan School of Public Health, e coautor de um editorial sobre o novo estudo.

Pessoas em dietas sem glúten que não comem alimentos feitos com farinha de trigo podem ter o nível de ácido fólico um pouco mais baixo, diz o Dr. Willett. A ingestão diária recomendada é de 400mcg por dia

Todo mundo, e especialmente aqueles com pressão arterial elevada, deve comer uma quantidade generosa de frutas e legumes todos os dias, aconselha Dr. Willett. E para cobrir eventuais lacunas “ainda faz sentido para a maioria das pessoas tomar um multivitamínico para a sua complementação diária”, ele recomenda.

Os artigos aqui postados não necessariamente expressam a visão da Empresa. 

Artigo traduzido por Essential Nutrition
Referências:
http://www.health.harvard.edu/blog/folic-acid-a-b-vitamin-lowers-stroke-risk-in-people-with-high-blood-pressure-201503187810
Por:
Michael Roizen, MD

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.”