Todo mundo gosta de um drink uma vez ou outra, mas talvez você queira repensar sobre isso. O álcool pode fazer mais mal do que qualquer outra coisa, especificamente para o seu cérebro.

Estudo após estudo sugere que o álcool com moderação pode promover a saúde do coração e até mesmo afastar o diabetes e demência. A evidência é tão abundante que alguns especialistas consideram o consumo moderado de um drinque por dia para as mulheres e cerca de dois para os homens dizendo ser um componente de um estilo de vida saudável.

Mas, e se tudo for um grande erro?

Para alguns cientistas, a questão continua. Nenhum estudo, dizem esses críticos, jamais provou uma relação causal entre o consumo moderado e menor risco de morte, apenas que a relação caminha junta. Pode ser que o consumo moderado seja algo que as pessoas saudáveis tendem a fazer, mas não algo que faça as pessoas ficarem saudáveis.

“Os bebedores moderados tendem a fazer tudo certo – eles exercitam, não fumam e comem direito”, disse Kaye Middleton Fillmore, socióloga aposentada da Universidade da Califórnia, em San Francisco, que criticou a pesquisa que leva à recomendação do álcool em moderação como saudável.

Como o álcool danifica seu cérebro?

Em um estudo, oito homens e sete mulheres tomaram uma bebida alcoólica através de canudo enquanto deitados em um scanner de ressonância magnética para se observar a consequência.

Em apenas 6 minutos, depois de consumirem uma quantidade de álcool equivalente a três cervejas, o nível de álcool no sangue passou de 0,05 para 0,06%, o que prejudica a capacidade de condução.

O cérebro começou a se alimentar do açúcar do álcool em vez de usar glicose – a comida normal do cérebro.

“Nosso estudo fornece evidência da utilização de energia alternativa após a ingestão de álcool”, disse o pesquisador Armin Biller, do Hospital Universitário de Heidelberg. “O cérebro usa o produto da decomposição de álcool em vez de glicose para a demanda de energia.”

A concentração de substâncias tais como a creatina (metabolismo de energia), que protege as células cerebrais, diminui à medida que a concentração de álcool aumenta. A colina, um componente das membranas celulares, também fica reduzida.

“Isso provavelmente indica que o álcool provoca alterações na composição das membranas celulares”, afirmou Biller.

 

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=vkpz7xFTWJo

Os artigos aqui postados não necessariamente expressam a visão da Empresa 

Referências:
http://themindunleashed.org/2015/07/this-is-what-alcohol-reallydoes-to-your-brain.html

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.”