Feijão branco, açafrão, hibisco, fibra de acácia, romã, bilberry e extrato de guaraná são componentes incomuns à dieta da maioria das pessoas; porém, são aliados de quem quer perder peso e ganhar saúde. Mas, como cada um deles funciona?
Comer para emagrecer? Sim, com certeza! Há diversos alimentos na natureza que podem nos auxiliar nessa missão! Já falamos sobre os termogênicos naturais, que atuam para aumentar nosso metabolismo. Mas há também ingredientes que ativam outros mecanismos, como a sensação de saciedade e a eliminação de líquidos, e auxiliam na perda de peso. É sobre estes alimentos que iremos discorrer a seguir.
Feijão branco, açafrão, hibisco, fibra de acácia, romã, bilberry e extrato de guaraná são componentes incomuns à dieta da maioria das pessoas. Porém, ao contrário de doces, salgadinhos e similares, esses alimentos são aliados de quem quer perder peso e ganhar saúde. Mas, como eles atuam no organismo e de que forma nos ajudam a conquistar esse objetivo, seja oferecendo sensação de saciedade ou acelerando o metabolismo?
FEIJÃO BRANCO
é uma variedade de feijão (Phaseolus vulgaris) nativa da América. É um feijão grande, seco e branco. Tem um formato oval, ligeiramente achatado. Contém L Dopa – precursor do neurotransmissor dopamina -, que reduz a ansiedade e a compulsão alimentar.
AÇAFRÃO
é extraído dos estigmas de flores de Crocus sativus e utilizado desde a antiguidade como especiaria, principalmente na culinária do Mediterrâneo. O safranal e a crocina, seus principais constituintes, aumentam os níveis de serotonina e dopamina, dois neurotransmissores que atuando na redução do estresse e da ansiedade e aumentam a sensação de bem-estar. Além disso, inibem a vontade de ingerir doces.
HIBISCO
o hibisco comestível (Hibiscus sabdariffa) é um arbusto nativo dos continentes africano e asiático. Com preferência por regiões tropicais e subtropicais, também já está disseminado pelas Américas. A quercetina, um flavonoide encontrado no Hibiscus, promove a liberação de óxido nítrico nos vasos sanguíneos resultando em vasodilatação, isso reduz a pressão arterial, melhora o quadro de retenção de líquido e ajuda a eliminar toxinas, diminuindo a carga tóxica total.
FIBRA PREBIÓTICA
as fibras são aliadas conhecidas no processo de emagrecimento. Além de promoverem um aumento da saciedade, estão ligadas à saúde intestinal. Foi observado em diversos estudos que pacientes com síndrome metabólica apresentavam quadros de disbiose e aumento da permeabilidade intestinal ocasionados por uma dieta rica em gorduras trans e saturadas, carboidratos refinados, além de serem pobres em micronutrientes, polifenóis e fibras.
BILBERRY
é um arbusto de pequeno porte, que pertence à família Ericaceae. São nativos da Eurásia e também crescem em florestas temperadas na Europa. O fruto é uma baga, que quando madura, adquire a coloração azul arroxeada. Uma das frutas mais abundantes em constituintes fitoquímicos de alta atividade biológica, com destaque para as antocianidinas delfinidinas, polifenóis com função antioxidante que auxiliam na neutralização dos radicais livres e na ação anti-inflamatória.
ROMÃ
a romã tem origem no mediterrâneo oriental e Oriente Médio, onde é consumida como aperitivo, sobremesa ou mesmo em bebidas alcoólicas. A fruta carrega em seu interior sementes rosadas, recheadas de polpa comestível. Contém altas concentrações de compostos fenólicos, como ácido elágico, um antioxidante natural. Quando no corpo humano, inibe a enzima que promove o acúmulo de gordura – ácido graxo sintetase, não deixando o corpo armazenar gordura. Fornece suporte à síntese e atividade do óxido nítrico, importante para a vasodilatação.
GUARANÁ
além da ação estimulante da cafeína no sistema nervoso central, outros efeitos têm sido atribuídos ao guaraná. Entre eles estão melhora do estado de alerta, do tempo de reação, da velocidade de processamento da informação, da memória, e do desempenho em exercícios físicos, bem como efeitos termogênicos, perda de peso e secreção de ácido gástrico.
Em conjunto com termogênicos naturais, esses alimentos são ótimos aliados para a perda de peso e ganho de saúde. Mas é preciso sempre utilizá-los com sabedoria para que funcionem em sinergia e não produzam malefícios. Busque sempre a orientação de um médico ou nutricionista para planejar a sua dieta específica.