Você já sabe a sua idade cronológica, mas será que você sabe a idade da sua aptidão física?

Um novo estudo de aptidão física e da longevidade sugere que a chamada “idade fitness” de uma pessoa (determinada principalmente por uma medida de resistência cardiovascular) é melhor como indicador de longevidade do que a idade cronológica. A boa notícia é que, ao contrário de sua idade cronológica, a idade da aptidão física (idade fitness) pode diminuir.

O conceito de idade fitness foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, em Trondheim, que estudaram sobre a aptidão física e como ela se relaciona ao bem-estar durante anos, sendo determinada principalmente pelo seu VO2max, que é uma medida da capacidade do seu organismo de absorver e utilizar oxigênio, indicando sua resistência cardiovascular atual.

Ele também pode ser usado para comparar a sua forma física com a de outras pessoas da mesma idade, proporcionando-lhe, no processo, a idade fitness. Se o seu VO2max é abaixo da média para sua faixa etária, então a sua idade fitness é maior do que sua idade real (cronológica). Mas pode apresentar um resultado como se você pudesse realmente voltar no tempo para uma idade mais jovem. Isso significa que um homem de 50 anos de idade, concebivelmente poderia ter uma idade fitness entre 30 e 75, em função da sua VO2max.

Conhecer a sua idade fitness pode ser instrutivo e talvez preocupante, mas primeiramente é necessário saber o VO2max, o que poucos de nós sabemos. A medição precisa da capacidade aeróbica requer teste ergométrico de alta tecnologia.

Para contornar esse problema, os cientistas noruegueses decidiram há vários anos desenvolver um método simples para estimar o VO2max. Eles recrutaram quase 5.000 noruegueses com idades entre 20 e 90, mediram sua capacidade aeróbica num teste ergométrico e também verificaram uma variedade de parâmetros de saúde, incluindo a circunferência da cintura, frequência cardíaca e hábitos de exercício.

Eles, então, determinaram que esses parâmetros pudessem, se conectados a um algoritmo, proporcionar uma aproximação muito perto doVO2max de alguém.

Mas enquanto a idade fitness pode dar-lhe direito de se gabar sobre o seu vigor juvenil, a verdadeira questão é saber se é uma medida significativa em termos de longevidade. Será que ter uma idade mais jovem de aptidão física acrescenta anos a sua vida? Será que uma idade fitness avançada significa que você vai morrer mais cedo?

Os dados noruegueses originais não apresentaram correlação direta entre a idade fitness e uma vida mais longa.

Mas em um novo estudo, que foi publicado em junho (2014) na Medicine & Science in Sports & Exercise, os cientistas se voltaram para uma abundância de dados de mais de 55.000 adultos noruegueses que haviam completado questionários extensos de saúde que começaram na década de 1980. Os cientistas usaram respostas dos voluntários para estimar o VO2max e idade fitness de cada pessoa.

Em seguida, eles verificaram os registros de morte.

Descobriu-se que as pessoas cujo VO2max foi de 85% ou mais abaixo da média para suas idades – o que significa que suas idades fitness eram significativamente superiores as suas idades cronológicas – tinham um risco 82% maior de morrer prematuramente do que aquelas cuja idade fitness foi a mesma ou menor do que a idade cronológica. De acordo com os autores do estudo, os resultados sugerem que a idade fitness pode prever melhor o risco de uma pessoa ter morte prematura do que alguns fatores de risco tradicionais, como o excesso de peso, níveis elevados de colesterol, pressão arterial e tabagismo.

Ainda, talvez de maior e imediato interesse, os cientistas usaram os dados deste novo estudo para aperfeiçoar e expandir uma calculadora online para determinar a idade fitness. Uma versão atualizada foi ao ar este mês fazendo apenas algumas perguntas simples, incluindo sua idade, sexo, tamanho da cintura e exercícios de rotina, antes de fornecer-lhe a sua idade de aptidão física. (Eu descobri que a minha idade fitness é 15 anos mais jovem do que minha idade cronológica – um bom número, mas ainda não tão baixo quanto eu poderia desejar.)

Felizmente, a idade fitness pode ser alterada, afirmou Ulrik Wisløff, professor da KG Jebsen Center for Exercise in Medicine, The Norwegian University,que liderou o estudo. Seu conselho no caso de sua idade fitness for superior a sua idade cronológica ou não tão baixa como você gostaria? “Simplesmente se exercite.”

Dr. Wisløff e seus colegas oferecem sugestões de exercícios gratuitos em seu site. Mas quase todo tipo e quantidade de exercício ajuda a aumentar o seu VO2max e a diminuir sua idade fitness, potencialmente aumentando a sua vida útil.

Nos próximos estudos, ele e seus colegas irão comparar diretamente o quão bem a idade fitness se destaca de outras medidas mais estabelecidas de risco de mortalidade, como a calculadora de risco de Framingham (que não inclui a prática de exercícios entre as suas variáveis). Eles também esperam expandir seus estudos para incluir mais tipos de participantes, uma vez que os noruegueses adultos podem não ser representativos de toda a população do mundo.

Mas mesmo antes destes dados adicionais, não há mal nenhum em aprender a reduzir sua idade fitness, Dr. Wisløff aconselha: “Há um grande benefício, maior do que qualquer tratamento médico conhecido, em melhorar seu nível de aptidão física ao que é esperado para sua faixa etária ou, melhor ainda, acima disto.”

Os artigos aqui postados não necessariamente expressam a visão da Empresa.

Artigo traduzido por Essential Nutrition
Autor: Gretchen REYNOLDS
Referências:
http://well.blogs.nytimes.com/2014/10/15/whats-your-fitness-age/?_php=true&_type=blogs&smid=nytcore-ipad-share&smprod=nytcore-ipad&_r=0

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.”