Aumentar a autoconsciência é uma das principais formas de cultivar a inteligência emocional. Para conhecer ferramentas que ajudam a desenvolvê-la, leia o e-book desenvolvido pela Harvard Health Publishing.
A autoconsciência – estar em sintonia com suas emoções – pode parecer bastante direta e simples, mas as pessoas tendem a superestimar seu nível de autoconsciência.
Claro, somos todos seres profundamente emocionais. Mesmo que você pense que está em contato com suas emoções – talvez você seja alguém que chora ou ri com facilidade –, pode não reconhecer todo o espectro de todos os seus sentimentos sem um aprofundamento.
Um exercício de autoconsciência
Tornar-se mais autoconsciente é um dos benefícios da atenção plena – a prática de focar no aqui e agora e aceitar o que quer que surja em nossa consciência sem julgamento. Para uma prática que se concentre especificamente nas emoções, tente o seguinte exercício:
- Sente-se calmamente em uma posição confortável e feche os olhos.
- Lembre-se de algo um pouco triste, mas não demais.
- Observe onde em seu corpo você sente essa tristeza.
- Coloque uma de suas mãos nessa parte do corpo de uma forma carinhosa e calmante.
- Repita os passos acima, mas substitua a tristeza por diferentes emoções: medo,
- raiva, alegria.
Aumentar sua consciência dessas sensações corporais é fundamental para se tornar mais emocionalmente inteligente. Quando examinamos nossas emoções cuidadosamente, vemos que elas consistem em uma sensação corporal acompanhada de um pensamento, uma imagem ou ambos. Quanto mais claramente pudermos reconhecer emoções em nossos corpos, mais claramente saberemos quando um sentimento está surgindo dentro de nós.
As sensações podem servir como um “sinal de alerta precoce” para emoções problemáticas ou negativas sobre as quais você pode não querer agir automaticamente. Por exemplo, imagine que seu cônjuge ou parceiro diz algo que o incomoda na frente de seus amigos íntimos. Reserve um momento para sentir as sensações de raiva em seu corpo, mas não reaja ou diga nada imediatamente. Espere algum tempo até que possa pensar com clareza antes de responder.
Outra prática útil é manter um diário para anotar como eventos específicos ou interações pessoais que você teve durante o dia fizeram você se sentir. Conversar com amigos de confiança, familiares ou um terapeuta também pode ajudá-lo a explorar suas emoções.
A autoconsciência é uma das quatro principais facetas da inteligência emocional. Para saber mais sobre o assunto, leia o e-book desenvolvido pela Harvard Health Publishing e traduzido por nós especialmente para você.
As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Assim, as informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. Por fim, nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.