A próxima vez que você fizer um check-up, não se surpreenda se o seu médico lhe entregar uma prescrição para caminhar. Sim, essa atividade simples que você tem feito desde que tinha cerca de um ano de idade agora está sendo apontada como “a coisa mais próxima que temos de um remédio milagroso”, nas palavras do Dr. Thomas Frieden, diretor do órgão americano de controle e prevenção de doenças (Centers for Disease Control and Prevention).
Claro, você provavelmente sabe que qualquer atividade física, incluindo a caminhada, é um benefício para a saúde geral. Mas andar, em particular, vem com uma série de benefícios. Aqui está uma lista de cinco que podem surpreendê-lo.
1. Neutraliza os efeitos de genes que aumentam o peso.
Pesquisadores da Harvard olharam para 32 genes que promovem a obesidade em mais de 12 mil pessoas para determinar o quanto eles realmente contribuem para o peso corporal. Descobriram então que, entre os participantes do estudo que caminhavam rapidamente por cerca de uma hora por dia, os efeitos desses genes foram cortados pela metade.
2. Ajuda a domar o apetite por doce.
Um par de estudos da Universidade de Exeter, Inglaterra, descobriu que uma caminhada de 15 minutos pode eliminar os desejos de chocolate e até mesmo reduzir a quantidade de chocolate que você come em situações estressantes. E a mais recente pesquisa confirma que a caminhada pode reduzir a ansiedade e o consumo de uma variedade de lanches açucarados.
3. Reduz o risco de desenvolver câncer da mama.
Os investigadores já sabem que qualquer tipo de atividade física atenua o risco de câncer de mama. Mas um estudo do American Cancer Society, que se concentrou na caminhada descobriu que as mulheres que caminharam sete ou mais horas por semana tiveram um risco 14% menor de câncer de mama do que aquelas que caminharam três horas ou menos por semana. E a caminhada forneceu essa proteção, mesmo para as mulheres com fatores de risco de câncer de mama.
4. Alivio da dor nas articulações.
Vários estudos descobriram que a caminhada reduz a dor relacionada com a artrite, e que a caminhada de 8 a 9 e meio quilômetros por semana pode até mesmo, em primeiro lugar, prevenir a formação de artrite. Andar protege as articulações – especialmente os joelhos e quadris, que são mais suscetíveis à osteoartrite – através de lubrificação e fortalecimento dos músculos que os suportam.
5. Estimula a função imune.
Andar a pé pode ajudar a protegê-lo durante a temporada de gripes e resfriados. Um estudo de mais de 1.000 homens e mulheres descobriu que aqueles que caminharam pelo menos 20 minutos por dia e, pelo menos, 5 dias por semana, tinham 43% menos dias como doentes do que aqueles que se exercitavam uma vez por semana ou menos. E, se eles adoeceram, foi por período curto e os seus sintomas eram mais leves.