Muitas especiarias são utilizadas para fins terapêuticos, e a cúrcuma é uma delas. Conheça as propriedades da cúrcuma e como ela pode trazer saúde, além de cor e sabor para o seu dia a dia.
A cúrcuma é uma planta da família do gengibre, utilizada há milênios pela Ayurveda, a tradicional medicina indiana. Mais recentemente, diversos estudos científicos passaram a destacar o potencial antioxidante e anti-inflamatório da sua raiz, duas importantes características que ajudam a apoiar a saúde e o bem-estar.
Descubra neste texto quais são os benefícios da cúrcuma para o nosso corpo e como incluir a especiaria na sua dieta.
O que é cúrcuma?
A cúrcuma é um gênero de plantas composto por dezenas de espécies. A mais utilizada delas é a cúrcuma longa, que, no Brasil, também é conhecida como açafrão-da-terra.
Sobre suas propriedades, a cúrcuma longa é famosa por sua raiz de cor amarelo-ouro, muito utilizada na culinária indiana como especiaria e na medicina ayurvédica. Seus benefícios para a saúde se devem principalmente à curcumina, o principal polifenol presente na sua composição. Segundo estudos científicos, é um pigmento que possui poderosas propriedades de defesa: antioxidantes, antimicrobianas, anti-inflamatórias e moduladora do sistema imune.
Cúrcuma, a jóia do oriente
A medicina Ayurveda é um conjunto de práticas de saúde adotado há milênios no Oriente. Utiliza o princípio da natureza como forma de cura, com o objetivo de guiar o indivíduo para que ele retorne ao seu equilíbrio energético e restabeleça a harmonia do seu corpo.
Não é a toa que na Índia ela é muito usada em temperos e na culinária; no Japão, é servida no chá; na Tailândia, é usada em cosméticos; na Coreia, é servida em bebidas; na Malásia, é usada como antisséptico; e, no Paquistão, como agente anti-inflamatório.
Quais os benefícios da cúrcuma para a saúde?
Enquanto ela agrega o sabor amargo picante quando utilizada como especiaria na cozinha, e uma coloração amarelada que colore qualquer prato, a cúrcuma também é cheia de propriedades terapêuticas relacionadas à curcumina, como as funcionalidades anti-inflamatória, antioxidante, anticâncer e antidiabética, assim como para a saúde cerebral e em condições inflamatórias sistêmicas.
Confira os principais benefícios da curcumina para a saúde, conforme as condições de saúde numa matéria especial sobre o assunto.
Curcumina: um analgésico natural
Veja que interessante! Outra pesquisa mostrou que a curcumina tem efeito analgésico comparável ao paracetamol e à nimesulida, mas sem causar desconfortos gastrointestinais.
Como incluir a cúrcuma no dia a dia
A cúrcuma pode ser utilizada como tempero em diversos tipos de preparo, como molhos, arroz, peixes, frutos do mar, frango, legumes, verduras e carne vermelha. Também, podem ser feitos chás com cúrcuma, sopas, pães, biscoitos e qualquer preparação que combine com o sabor marcante da jóia do oriente.
Uma das receitas que mais destaca o seu sabor é o golden milk (leite dourado), uma bebida da medicina Ayurveda que também é indicada para equilibrar a saúde digestiva. Com sabor levemente apimentado, o preparo incorpora a cúrcuma e outras especiarias.
Suplementos com cúrcuma
Existem opções como o Golden Lift, uma versão pronta do golden milk que utiliza extratos das plantas como matéria-prima, o que potencializa seus efeitos terapêuticos, além de ser mais prático, bastando misturá-lo com água quente.
Ainda, a combinação de ingredientes do golden milk também pode ser encontrada em barrinhas de proteína, que levam cúrcuma e outras especiarias entre os seus ingredientes, como é o caso da Radiance Joy – Golden Milk.
Os benefícios da cúrcuma podem ainda ser obtidos com produtos que levam a especiaria na composição, como no Immuno Golden Whey, uma fórmula especialmente desenvolvida com foco na imunidade. Além da receita milenar, o suplemento contém whey protein isolado e hidrolisado, os aminoácidos cisteína, glicina e glutamina, precursores do antioxidante glutationa.
Igualmente, a cúrcuma pode estar na composição de outros produtos que têm como objetivo melhorar as respostas do corpo diante de inflamações. Um exemplo é a união da cúrcuma com o ômega-3, que são os principais ingredientes do Omega Golden.
Como potencializar os benefícios da cúrcuma
Devido ao seu rápido metabolismo e eliminação, é um desafio aumentar a sua absorção pelo organismo e assim permitir uma maior eficiência dos seus benefícios. Uma maneira de melhorar isso é adicionar alguma forma de gordura à cúrcuma, como o leite e coco.
Estudos também apontam para a combinação com a piperina — principal componente ativo da pimenta-preta —, que resulta em um aumento de 2.000% de absorção da curcumina.
Ainda, na composição de suplementos ou fórmulas manipuladas, a curcumina utilizada ganha potência quando é submetida a tecnologias que potencializam a sua biodisponibilidade, melhorando a sua absorção, como curcumina Micro-SR.
Nutrintes que promovem saúde
Gostou de conhecer os benefícios da cúrcuma? Assim como outras especiarias, além de trazer um sabor incrível, ela colabora para a saúde devido ao seu potencial anti-inflamatório e antioxidante.
Conheça outros alimentos e nutrientes cheios de propriedades que tornam as suas refeições mais saudáveis e ajudam a lidar com a inflamação. O ômega-3 é um deles. Que tal começar sabendo mais sobre ele? Leia o conteúdo aqui no blog “ômega-3 é anti-inflamatório? Entenda.”
As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Assim, as informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. Por fim, nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.