O cultivo de tâmaras, o fruto da tamareira, começou há mais de 5.000 anos atrás, em regiões da Península Arábica, Oriente Médio e Norte da África. As tâmaras foram elogiadas desde os tempos antigos pelos seus inúmeros benefícios à saúde nos textos religiosos e medicina tradicional. Há cerca de 20 variedades delas, mas apenas quatro foram encontradas para ter benefícios significativos para a saúde: as amarelas Barhi, Deri, Medjool e Halawi.

Estudo israelense: As tâmaras e o coração

 

Um estudo sobre tâmaras feito pelo Prof. Michael Aviram e colegas do Hospital Rambam em Haifa e Instituto de Tecnologia de Israel – Technion - foi publicado no Journal of Agriculture Food Chemistry.

Eles descobriram que as tâmaras melhoraram os perfis de triglicerídeos, e, portanto, diminuíram os níveis de estresse oxidativo o que melhorou a qualidade do colesterol no sangue, reduzindo a sua oxidação. Também descobriram que essas frutas se ligam a radicais livres de oxigênio e os removem do corpo, concluindo que esses benefícios se traduzem em uma redução do risco de ataques cardíacos, derrames e doença vascular. Seu estudo descobriu que as tâmaras podem retardar e até mesmo reverter a aterosclerose [acúmulo de placas de gordura] nas artérias coronárias.

 

Açúcar no sangue e glicemia

Curiosamente, apesar das tâmaras conterem toneladas de açúcar (80% por peso), parece que qualquer um pode comer até 3 sem a preocupação de elevar os níveis de açúcar no sangue. Mas, mesmo assim, o Dr. Aviram advertiu não ser recomendadas para diabéticos.

Surpreendentemente, um estudo publicado em 28 de maio de 2011 no Nutrition Journal determinou que o consumo moderado de tâmaras não aumenta significativamente os níveis de açúcar no sangue de diabéticos tipo 2.

As tâmaras são geralmente consideradas um alimento de baixo índice glicêmico (IG). O índice glicêmico mede a rapidez que vários alimentos aumentam os níveis de açúcar no sangue. Alimentos integrais com alto teor de açúcar e fibras, como as tâmaras, possuem baixo índice glicêmico porque as fibras retardam a introdução de açúcar na corrente sanguínea evitando assim os insalubres picos de açúcar.

A carga glicêmica (CG) mede o quanto sobe o açúcar no sangue imediatamente após o consumo de um alimento ou bebida. Quanto mais baixa a carga glicêmica, menos preocupação quanto aos picos de açúcar e a insulina correspondente.

Contendo sais minerais como cobre, potássio, zinco, magnésio, fósforo cálcio e ferro, vitaminas B (especialmente B6), vitamina K e vitamina A, as tâmaras são também carregadas de aminoácidos e fibras - tanto solúveis quanto insolúveis - podendo por isso ajudar a normalizar a função digestiva.

 

Perfil Fitonutriente

Os fitonutrientes (fito – em grego, planta) são produtos químicos encontrados em uma ampla variedade de plantas que funcionam para protegê-las de desafios ambientais, tais como germes, fungos, insetos e outras ameaças. Ao contrário dos macronutrientes, tais como gorduras, carboidratos ou proteínas, fitonutrientes são micronutrientes poderosos e têm sido apontados como promotores altamente benéficos da saúde geral, existindo milhares deles.


Artigo traduzido por Essential Nutrition

Fonte: http://naturalsociety.com/surprising-health-benefits-dates/?utm_source=Natural+Society&utm_campaign=8f9690fe44-Email+732:+5/1/2015+-+Meds+Cause+Mental+Illness&utm_medium=email&utm_term=0_f20e6f9c84-8f9690fe44-324172137

Por PAUL FASSA

 

Os artigos aqui postados não necessariamente expressam a visão da Empresa.