Um dos nutrientes recomendados para fortalecer o sistema imune é a betaglucana. Ainda, é possível encontrar betaglucana de diferentes tipos, como a de levedura e de cereais. Para saber o que é, os benefícios e a diferença entre elas, siga com a leitura deste conteúdo.
A betaglucana é uma fibra solúvel que apresenta efeitos positivos para o organismo, e o sistema imunológico é um dos beneficiados, assim como o equilíbrio da glicose, estímulo para a digestão e melhor absorção de nutrientes no organismo.
É importante destacar que a fibra está presente na composição de cereais e fungos, como as leveduras. Além disso, pode ser um ingrediente utilizado em fórmulas de suplementos alimentares.
Saiba mais sobre o nutriente, tire suas dúvidas e veja como ele ajuda a manter o corpo saudável.
O que é betaglucana?
Primeiramente, é um polissacarídeo presente em leveduras, cogumelos, algas, fungos, bactérias e cereais. Contudo, apresenta ligações moleculares diferentes, dependendo da sua origem. Assim, a diferença estrutural da betaglucana faz com que um tipo seja mais indicado para determinados efeitos que outros.
Como exemplo, é comum encontrar betaglucana de levedura e de aveia e elas terem recomendações distintas. Veja abaixo.
Betaglucana de levedura
É extraída da levedura Saccharomyces cerevisiae, a mesma usada para fermentações de cerveja e pão, porém, em estágios de ativação diferentes. Para a produção desses alimentos, a levedura está ativa. Já para o consumo em suplementos, como a levedura nutricional, ela é exposta a um processo de inativação, que impede a fermentação.
É importante destacar que este tipo fortalece o sistema imunológico e ajuda a proteger o organismo contra situações prejudiciais, como inflamações.
Betaglucana de cereais
A aveia e a cevada são exemplos de cereais ricos em betaglucana. Nestes casos, ela é indicada para melhorar a saúde do coração e controlar os níveis de colesterol, pois ajuda na redução da absorção ou reabsorção de gorduras, diminui os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos, e concomitantemente mantém os níveis de HDL positivos no organismo.
Qual a diferença entre elas?
O nutriente encontrado na levedura apresenta uma estrutura de moléculas ramificadas, faz parte da composição da levedura Saccharomyces cerevisiae e é indicada para fortalecer as defesas do corpo. Já a de cereais é, normalmente, extraída da aveia, tem uma estrutura linear e é recomendada para o controle do colesterol.
Quais são os benefícios?
- Controle dos níveis de colesterol.
- Regulação da glicemia.
- Apoio à saúde cardiovascular.
- Efeito antioxidante.
- Estímulo ao sistema imune.
- Opção para veganos.
- Atividade anticarcinogênica e anti-inflamatória.
Betaglucana: imunidade reforçada
Ficou claro para você que, quando a intenção é reforçar o sistema imune, o nutriente presente na levedura é o mais indicado?
Na prática, a fibra é reconhecida pelos receptores das células imunológicas e, assim, promove ações antimicrobianas. Por isso, ela é reconhecida com ação imunomoduladora.
Onde encontrar betaglucana?
Além das fontes naturais citadas, é possível encontrar o nutriente em suplementos na forma isolada ou como ingrediente.
No caso do nutriente extraído da levedura, pode ser acrescentado na composição de outros suplementos que têm como objetivo a ação imunomoduladora, como fórmulas de vitamina C.
Por fim, saiba que a betaglucana também é encontrada em fórmulas aprimoradas de suplementos com outros objetivos, além de fortalecer o sistema imune. Neste sentido, a linha de Immuno Whey é um bom exemplo. Além da proteína do leite, o produto conta com vitaminas, minerais, aminoácidos e betaglucana de levedura na composição.