Com duas vezes mais flavonoides que o vinho, o cacau tem nutrientes que atuam na prevenção de várias doenças e na promoção da saúde. Saiba quais são.
Vivemos pensando que tudo que é gostoso não é saudável. Alguma parte disso é verdade, mas o chocolate pode ser uma deliciosa exceção a esta regra. Um chocolate com alto índice de cacau tem efeitos comprovados para prevenir e combater hipertensão, diabetes, ansiedade e depressão, entre outros males. Veja neste texto o que a ciência diz sobre esse alimento tão rico.
PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDÍACAS
Níveis mais altos de consumo de cacau foram associados a uma redução de cerca de um terço no risco de doenças cardiometabólicas, como hipertensão e diabetes. Também está relacionado ao aumento nos índices de colesterol HDL, o “colesterol bom”. Essa associação benéfica é significativa para qualquer doença cardiovascular, incluindo acidente vascular (29% de redução).
COMBATE AOS
RADICAIS LIVRES
Estudos demonstram que o cacau tem um alto teor de flavonoides e forte capacidade antioxidante: 4-5 vezes mais forte que a do chá preto, 2-3 vezes mais forte do que a do chá verde e quase 2 vezes mais forte do que o vinho tinto.
Antioxidantes retardam a ocorrência de estresse oxidativo, que é responsável pelo processo de envelhecimento e origem da maioria das doenças, incluindo câncer, diabetes e distúrbios neurológicos.
HUMOR E MEMÓRIA
O consumo diário de chocolate rico em cacau puro pode regular sinais intracelulares de diversas funções, como a percepção sensorial. O cacau é capaz também de acentuar a neuroplasticidade do sistema nervoso, o que melhora nossa saúde comportamental e cerebral. O chocolate de qualidade pode ainda trazer benefícios à nossa memória e humor, além de reduzir os níveis de estresse.
PROTEÇÃO CEREBRAL
Pesquisa relacionou efeito protetor cerebral à substância epicatequina. Segundo o estudo, a substância presente no cacau ajuda a minimizar os danos às células causados pela falta de nutrientes e oxigênio em caso de acidente vascular cerebral (AVC).
PREVENÇÃO DE DOENÇAS LIGADAS À OBESIDADE
O consumo de chocolate com alto índice de cacau tem ação comprovada na redução da inflamação crônica causada por obesidade. Também provoca redução nos índices de triglicerídeos no fígado e insulina no sangue. O excesso dessas substâncias é relacionado ao surgimento de doenças como diabetes tipo 2 e esteatose hepática. Estudos mostram ainda que o consumo de cacau reduz os danos nos vasos sanguíneos e a pressão arterial no fígado.
SAÚDE DA PELE
O consumo de cacau está relacionado ao aumento no fluxo sanguíneo cutâneo, à proteção contra os danos causados pelos raios ultravioleta e à diminuição da rugosidade e descamação da pele.
Mas atenção, todos esses benefícios têm origem no cacau, então o efeito será tão maior quanto o percentual do fruto na composição. Em produtos de baixa qualidade, o excesso de açúcares e gorduras adicionados causa males que chegam a superar seus benefícios.
A dica é procurar por chocolates com ingredientes saudáveis e alto índice de cacau. E assim, comer aproveitando seus benefícios!
Fontes:
https://www.fasebj.org/doi/abs/10.1096/fasebj.31.1_supplement.636.23