Nada como saborear um bom chocolate sem culpa, não é mesmo? Feito à base de cacau, o chocolate pode ser, além de saboroso, saudável e nutritivo também. Quer saber como? Siga com a leitura do texto e entenda como escolher um chocolate saudável.
O chocolate é um alimento popular no mundo todo, e no Brasil não é diferente, já que aqui somos o sétimo maior produtor de cacau do mundo, fruto que dá origem ao chocolate e que também é utilizado para diversas outras preparações como achocolatados, bolos, sorvetes, biscoitos, etc.
Existem muitos tipos de chocolates feitos com diferentes ingredientes e quantidades de cacau. E isso pode ser um desafio para quem busca um chocolate realmente saudável. Afinal, é tudo chocolate mesmo? O percentual de cacau é a única coisa que importa?
Para saber como identificar um chocolate saudável, nós vamos lhe explicar o que é necessário avaliar antes de se deliciar com um dos doces mais amados do mundo sem abrir mão da dieta balanceada.
O que é, de fato, um chocolate?
De acordo com o conceito estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, o chocolate é um produto derivado do cacau, que pode ser feito com massa de cacau, cacau em pó ou manteiga de cacau, juntamente com outros ingredientes.
Assim, a Anvisa considera como chocolate o produto que contém, pelo menos, 25% de sólidos totais de cacau ou 20%, no caso do chocolate branco.
O que difere os tipos de chocolates tradicionais que encontramos por aí é basicamente a quantidade de cacau adicionado e os demais ingredientes que integram a composição.
Tipos de chocolate
- Chocolate branco: é composto por, pelo menos, 20% de manteiga de cacau, o que, diferentemente da massa de cacau ou o cacau em pó, acaba tornando o chocolate branco mais gorduroso em comparação com os demais. Além disso, os chocolates brancos mais tradicionais e populares costumam ter grandes quantidades de açúcar e outras gorduras não saudáveis.
- Chocolate ao leite: possui, em média, de 25% a 30% de cacau na composição e sua principal característica é a quantidade maior de leite, além do açúcar, dos conservantes e das gorduras;
- Chocolate meio-amargo: apresenta teor médio de cacau, geralmente entre 40 a 55% desse ingrediente em pó ou em forma de massa de cacau;
- Chocolate amargo: feito com 60 a 85% de cacau e, consequentemente, é um tipo de chocolate que possui menor quantidade de açúcar e gorduras adicionados;
- Chocolate funcional: contém quantidades variadas de cacau e ingredientes funcionais que agregam benefícios nutricionais. Geralmente é livre de açúcares, glúten e ingredientes artificiais.
Quais são os benefícios do cacau?
O principal ingrediente do chocolate é responsável não somente por trazer o sabor característico que já conhecemos, como, também, contribuir para a saúde em geral.
O cacau é um fruto originário do cacaueiro e é conhecido por concentrar uma grande quantidade de flavonoides, compostos fenólicos que se destacam pela ação antioxidante.
Existem estudos, inclusive, que evidenciam os benefícios que o cacau pode trazer para a saúde, como, por exemplo:
- Poder antioxidante;
- Ajudar na melhora do humor;
- Auxiliar na estabilização dos níveis de estresse;
- Contribuir para a proteção cerebral;
- Favorecer a saúde cardiovascular.
Quando o chocolate é considerado saudável?
Popularmente, os chocolates amargos ou meio-amargos são conhecidos como os mais saudáveis por concentrarem maior quantidade de cacau na composição, o que naturalmente faz com que a porção de açúcar e de ingredientes artificiais sejam encontrados em uma dosagem menor.
Porém, mesmo versões com maior teor de cacau podem ter açúcares e gordura vegetal adicionados, além de conservantes e corantes. Por isso, alguns outros fatores também devem ser levados em consideração na hora da escolha.
Cacau puro e de procedência reconhecida
Um deles é a pureza do cacau. Existem, atualmente, milhares de opções de cacau que são utilizados como matéria-prima dos mais diversos chocolates, porém, optar por versões com cacau puro e de origem reconhecida garante os benefícios desse fruto tão importante.
Chocolates funcionais
Um bom exemplo de chocolate saudável é o funcional, que prioriza a utilização em maior quantidade de ingredientes naturais e nutritivos, se compararmos com o chocolate tradicional. Isto quer dizer utilizar componentes que carreguem propriedades significativas para o organismo, como:
- Cacau puro e de qualidade;
- Frutas secas ou liofilizadas;
- Proteínas (whey protein ou proteínas de origem vegetal);
- Fibras;
- Castanhas;
- Adoçantes naturais;
- Vitaminas e minerais;
- Nibs de cacau.
Além de trazer benefícios, essa sinergia de ingredientes presente em um chocolate saudável e funcional pode proporcionar o dulçor necessário sem a necessidade da adição de açúcar ou de outros ingredientes artificiais, dando origem a um alimento que também pode ser consumido por crianças e pessoas com restrições alimentares, como os diabéticos, fazendo parte de uma dieta mais saudável.
Dicas para escolher um chocolate saudável
Agora que você sabe o que compõe um chocolate saudável e quais ingredientes fazem parte desse alimento saboroso e nutritivo, entenda como identificar e escolher o seu na hora de comprar:
1 – Verifique a lista de ingredientes
Como você pode ver, o que torna um chocolate saudável é o conjunto de ingredientes que estão presentes nele. Dessa forma, olhe as informações da embalagem e coloque atenção na tabela nutricional e na composição do produto, ou seja, na lista de ingredientes, lembrando sempre que o ingrediente que vem primeiro na lista é o que está em maior quantidade no produto.
2 – Evite as opções com alta quantidade de açúcar e ingredientes artificiais
Já é de conhecimento popular que o açúcar é um ingrediente que deve ser evitado na alimentação por não proporcionar benefícios para quem consome e, em contrapartida, trazer alguns malefícios para a saúde.
Por isso, ingredientes como o açúcar, os corantes, os conservantes e até mesmo os adoçantes artificiais não devem estar presentes na composição para que um chocolate seja considerado saudável.
É em função da adição de açúcar, inclusive, que muitas vezes somos orientados a reduzir o consumo de chocolate. Por isso, tenha cuidado e evite aqueles que contenham as variadas nomenclaturas do açúcar, como: sacarose, frutose, xarope de glicose, maltodextrina, caramelo, agave néctar e syrup.
Prefira chocolates naturalmente adoçados através dos ingredientes presentes na composição, ou que sejam compostos por adoçantes naturais, como a estévia ou o maltitol, por exemplo.
3 – Foque nos ingredientes naturais
Além da importância de ter uma boa quantidade de cacau, o ideal é que seja cacau 100% puro, feito com matéria-prima de qualidade.
O chocolate saudável precisa conter ingredientes que tragam ainda mais nutrientes para quem está consumindo, por isso evite aqueles que contenham corantes e conservantes artificiais, gorduras trans e óleos hidrogenados. Opte por um produto com ingredientes funcionais que pode agregar à saúde do seu organismo.
E se a sua dúvida é se um chocolate saudável pode ser saboroso, tenha certeza que sim. Ao escolher um produto que traga ingredientes nutritivos, você estará desfrutando de um alimento delicioso, verdadeiramente saudável e que é aliado da sua dieta.
Assim como os chocolates da Essential Nutrition, que são feitos com ingredientes selecionados de alta qualidade e que podem agregar ao seu dia uma dose a mais de nutrição. Veja os diferentes sabores e experimente!
As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Assim, as informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. Por fim, nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.