Comfort food virou uma tendência na alimentação nos últimos anos. Saiba quais são os alimentos que agregam conforto e prazer e como eles podem ser incluídos na dieta.

Qual é o sentido da alimentação para você? Em muitos momentos, comer pode ir além de atender às necessidades nutricionais, visto que alguns alimentos e experiências gastronômicas são capazes de nutrir não só o corpo, mas também as nossas emoções. 

O conceito comfort food abraça esses alimentos e os associa com respostas emocionais, principalmente com as sensações de prazer.

Quer saber mais sobre os alimentos que podem agregar conforto e bem-estar nas suas refeições? Siga a leitura para saber tudo sobre comfort food!

O que é comfort food

O termo comfort food, indicado em português como “comida de conforto”, faz referência a todo alimento ingerido com o objetivo de melhorar o bem-estar ao promover alegria, nostalgia, conforto emocional ou até mesmo alívio da dor. 

Podemos dizer que o comfort food proporciona sensação de prazer ao comer, principalmente em situações instáveis, que mexem com o nosso emocional. Também está muito atrelado à memória afetiva, à identidade social e a experiências pessoais ligadas à alimentação. 

Por se tratar de algo intimamente associado às emoções, os alimentos considerados comfort food são bastante individuais e variáveis de acordo com os indivíduos e populações. 

Origem do termo

Apesar de, muito possivelmente, as pessoas buscarem conforto emocional na comida há muito tempo, o termo comfort food é relativamente novo. A literatura aponta que ele surgiu por volta de 1990, quando foi incorporado no vocabulário gastronômico e registrado em dicionários americanos.

Tendência

Por mais que o termo esteja desde a década de 90 circulando pelo meio gastronômico, ele começou a aparecer entre os hábitos alimentares recentemente, no ano de 2020, marcado pela pandemia da COVID-19.

Com as pessoas cozinhando mais em casa, tendo mais momentos em família, mais atenção e tempo para preparar as refeições, os alimentos de conforto foram sendo incluídos no dia a dia. Receitas clássicas, versões caseiras, docinhos, snacks e outros alimentos que trazem a sensação de prazer e conforto entraram no cardápio.

Quem não se lembra da trend de fazer pão em casa durante a pandemia? As buscas por receitas de pão caseiro na internet tiveram um aumento de 300% em março-abril de 2020 e muitas pessoas se aventuraram pela primeira vez em uma fornada.

Na paralela, a indústria viu as vendas da linha comfort food aumentarem durante o período de isolamento social. Entre os alimentos industrializados que estão nessa categoria, podemos citar biscoitos, achocolatados e aveia.

Quais alimentos são considerados comfort food?

Os alimentos considerados comfort food variam conforme a experiência de cada pessoa. Contudo, uma pesquisa realizada com 264 estudantes de graduação de uma universidade dos Estados Unidos categorizou os tipos de comfort foods.

Categorias de Comfort Food

No estudo, os alunos foram convidados a trazer alimentos que lhes remetesse a sensações de bem-estar e conforto e justificar as suas escolhas por meio de redações. Com base nisso, os autores identificaram quatro grupos parecidos de alimentos, surgindo assim as categorias de comfort food.

Comidas nostálgicas

Identificadas a um período e/ou lugar significativo na história.

Essa categoria foi  associada  a  pessoas  que  estavam  temporariamente  desconectadas  de  sua  família  ou  de  sua  terra  natal. Por exemplo, um brasileiro que mora no exterior pode associar um prato de feijoada às lembranças do seu país de origem.

Além da relação com a identidade cultural, as comidas nostálgicas também podem remeter a lembranças gostosas do passado, como um mingau quentinho que lembra a infância; ou uma tradicional macarronada de domingo compartilhada com a família.

Comidas de indulgência

Despertam um sentimento de remissão.

As comidas de indulgência são associadas à alimentação despreocupada com valores nutricionais ou outros aspectos de saúde tanto de alimentos quanto de bebidas. Nessa categoria se privilegia o prazer que será obtido ao consumi-las. 

Um exemplo das comidas de indulgência são os junk foods – aquelas comidas ricas em calorias e de baixa qualidade nutritiva, geralmente ligadas às fast foods.

O consumo é motivado por uma sensação de recompensa diante de uma situação que necessita de conforto. Contudo, há uma questão importante: as comidas de indulgência podem ser carregadas posteriormente de culpa, especialmente se o consumo ocorrer em grande quantidade. 

Comidas de conveniência

Fáceis de serem obtidas ou preparadas.

As comidas de conveniência são aquelas com possibilidade de consumo imediato e acesso facilitado. São alimentos que unem conforto emocional e praticidade. Bons exemplos são os industrializados como sorvetes, biscoitos, snacks, entre outros.

Ainda, a pesquisa destaca que essa categoria é impulsionada pela indústria ao trazer opções prontas para substituir produtos caseiros por industrializados e, muitas vezes, com a aparência de “artesanal” para reforçar esse objetivo. 

Comidas de conforto físico

Composição físico-química capazes de gerar uma sensação de bem-estar.

Nessa categoria estão os alimentos que proporcionam não apenas um bem-estar emocional, mas também físico. Um exemplo é o café que, além de ter aroma agradável e remeter a momentos especiais, também ajuda a aquecer o corpo e a sentir mais energia e disposição. 

Outro exemplo é o chocolate e as preparações onde ele é o protagonista. Isso é porque ele possui substâncias capazes de favorecer  a liberação de dopamina no cérebro, causando  uma sensação de bem-estar. 

Quais os benefícios dos alimentos comfort food?

Prazer, recompensa e melhora do humor

Comer algo que gostamos pode ativar os centros de prazer do cérebro, como o núcleo accumbens, liberando neurotransmissores associados à sensação de prazer e recompensa, aliviando o estresse e melhorando o humor.

O chocolate é um dos alimentos mais buscados para dar aquele up no humor e um ótimo exemplo de comfort food. Um estudo mostrou que o consumo de chocolate teve efeitos positivos imediatos no humor: após serem induzidos ao humor negativo, os participantes tiveram melhora no humor com o consumo do alimento. 

Além disso, aqueles que tiveram indução ao humor positivo também apresentaram pequena melhora no humor autoavaliado após ingerir chocolate. Ou seja, alimentos como o chocolate parecem contribuir para diminuir emoções negativas como ansiedade e tristeza.

Como vimos, alimentos comfort food podem estar ligados a memórias e experiências emocionais positivas, o que também auxilia a nos sentirmos melhor. Ainda, podem satisfazer desejos e necessidades e estimular nossos sentidos com aromas, sabores e texturas agradáveis, o que torna a experiência gastronômica mais prazerosa.

Nutrientes para a mente

É importante lembrar do perfil nutricional. Alguns alimentos contêm nutrientes que são importantes para a saúde mental, como ácidos graxos ômega-3, vitaminas do complexo B, magnésio e triptofano. Esses nutrientes desempenham papéis importantes na produção de neurotransmissores associados à regulação do humor.

Essas são algumas associações entre o consumo de determinados alimentos e o bem-estar ocasionados. Com base nisso, a literatura científica considera que os alimentos comfort food, quando consumidos com equilíbrio e consciência, poderiam ajudar a minimizar os efeitos do estresse e da ansiedade, trazendo um alívio para as emoções.

E os possíveis danos?

Os benefícios das comfort foods estão atrelados ao equilíbrio e à consciência alimentar. Sem isso, a busca frequente pela sensação de comida de conforto, principalmente para neutralizar emoções negativas, pode causar um efeito contrário. 

Segundo um estudo sobre a alimentação reconfortante, essa necessidade, em longo prazo, pode causar danos à saúde física e mental, podendo levar a algumas condições:

  • Ganho de peso e risco de obesidade: muitos alimentos considerados comfort foods são ricos em calorias, gorduras saturadas e açúcares refinados, o que pode contribuir para o ganho de peso e o desenvolvimento da obesidade quando consumidos em excesso.
  • Condições adversas de saúde: o consumo regular de comfort foods pouco nutritivos, como fast food, alimentos processados e doces, pode aumentar o risco de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e hipertensão.
  • Impacto emocional negativo: embora as comfort foods possam oferecer alívio temporário do estresse e da ansiedade, o consumo excessivo pode levar a sentimentos de culpa, especialmente se a pessoa estiver tentando controlar o peso ou melhorar a saúde.
  • Ciclo de comer emocional: para algumas pessoas, o consumo de comfort foods pode ser uma resposta à fome emocional recorrente, na qual a comida é a estratégia para lidar com emoções, o que pode levar a um ciclo “vicioso” de alimentação descontrolada.

O equilíbrio para comer bem e com prazer

Embora as comfort foods possam oferecer conforto emocional em momentos de necessidade, é importante consumi-las com moderação quando se tratarem de alimentos com alta densidade calórica, ultraprocessados e ricos em gordura e açúcar. 

Além disso, também é importante fazer escolhas alimentares equilibradas para proteger a saúde física e emocional a longo prazo, adotando estratégias múltiplas que não apenas a comida para lidar com as emoções e fornecer conforto físico e psicológico.

Comer com consciência é uma estratégia bem interessante para dosar as nossas escolhas alimentares, degustar os alimentos e lembrar que não nos alimentamos apenas pelo perfil nutricional, mas também pelas nossas emoções e sentimentos.

A técnica mindful eating promove a atenção plena ao comer. A ideia é estar presente e atento durante as refeições e realmente apreciar cada pedaço de comida.

Receitas comfort food e saudáveis

Por mais que os alimentos reconfortantes sejam escolhas bem pessoais, algumas receitas são facilmente associadas a momentos de conforto, prazer e boas lembranças. 

Confira nossa playlist de receitas comfort food

Conforto e praticidade

Além das receitas, conheça opções prontas de bebidas, suplementos e superalimentos que podem entrar para a sua lista de comfort food. São produtos feitos com ingredientes, textura, sabor e aroma que podem trazer aquela sensação de prazer e bem-estar para o seu dia de forma prática.

  • Golden Lift: inspirado no Golden MIlk, uma receita difundida na medicina ayurvédica atrelada ao conceito de comfort food e mindfulness. Feito com cúrcuma e outras especiarias.
  • ChocoKI: achocolatado polivitamínico sem açúcar. Perfeito para lembrar da infância com uma versão mais nutritiva que os produtos tradicionais.
  • Chocolift: chocolate proteico, sem açúcar adicionado, feito com puro cacau. Como o chocolate é um dos alimentos mais facilmente associados à sensação de prazer e melhora do humor, a dica é apostar em versões mais nutritivas.
  • Brainstorm Coffee Caramel Latte: o café é uma daquelas bebidas que abraçam, não é mesmo? Imagine quando é preparado com a cremosidade do leite de coco e notas de caramelo! Uma combinação perfeita para despertar conforto e bem-estar.
  • Mondz: amêndoas levemente torradas com dupla camada de chocolate proteico e sem açúcar. Um snack saudável e sofisticado para fazer com que os momentos mais simples do dia a dia se transformem em ocasiões de alegria e conexão.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Assim, as informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. Por fim, nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.

MONDZ

Amêndoas cobertas com dupla camada de Chocolift

R$24,00
R$0,00

ChocoKi

Achocolatado polivitamínico sem açúcar

R$84,00
R$0,00

Golden Lift Lata

Golden Milk Superfood

R$220,00
R$0,00

Brainstorm Coffee Caramel Latte

Uma superfórmula com café, leite de coco e notas de caramelo que vai garantir mais foco e disposição para as suas atividades. Experimente!

R$130,00
R$0,00

SPERANDIO, Maria & Gimenes Minasse, Maria Henriqueta. (2016). Comfort food: sobre conceitos e principais características. Contextos da Alimentação –  Revista de Comportamento, Cultura e Sociedade. 2016. 

LOCHER, Julie L. et al. Comfort Foods: An Exploratory Journey Into The Social and Emotional Significance of Food, Food and Foodways: Explorations in the History and Culture of Human Nourishment. 2005.

MACHT, Michael, and Jochen Mueller. Immediate effects of chocolate on experimentally induced mood states. Appetite. 2007.

SARMIENTO, R. González et al. Comfort Foods: The Roles Food Plays in Our Lives. 2011.