Diário de uma mãe: cansada, mas feliz.
Quando o celular toca às 7 da manhã, fico tentando lembrar onde eu o deixei. Na cabeceira da cama, no chão, ou se escondi embaixo do travesseiro, mesmo com medo das ondas de radiação. Tento desligar o alarme, mas não consigo me mexer. Minhas costas doem. Meu braço está dormente e estou esmagada entre duas crianças de seis anos que ainda vêm quase toda noite para a cama dos pais. Mas não reclamo. Até gosto de ver o rostinho deles assim que acordo, mas isso não significa que eu não saiba o valor de uma cama só pra mim.
Tem dias que eu gostaria de dormir sozinha, acordar mais cedo e ir direto para o trabalho sem me preocupar se vai ter fruta para colocar na lancheira ou se o uniforme está limpo. O jeito é levantar e entrar no chuveiro para terminar de acordar. Naqueles 15 minutos que fico no banho é possível repassar o dia e logo começo minha lista mental: “Não posso esquecer de descongelar a carne para preparar à noite, nem posso me atrasar. Dia de treinamento no trabalho, vou com aquela camisa azul que passa credibilidade. Deve terminar lá pelas 13h. Talvez dê tempo de resolver durante o almoço o presente da amiga da escolinha da Sofia. Vai ter festinha amanhã… Preciso remarcar o dentista e passar no mercadinho na volta do colégio para comprar água e frutas, que acabaram ontem e ainda não deu tempo de repor. Será que peço para o Ricardo fazer isso? Se eu pedir consigo chegar mais cedo em casa. Sim, o Ricardo me ajuda muito, mas precisa que eu o lembre dessas coisas. Ele é um pouco mais desligado…”.
O PAPEL DA CARGA MENTAL NO CANSAÇO
Assim é a rotina da Silvia, que poderia ser a sua também. O que a Silvia não percebe é que boa parte do cansaço que ela sente não é físico, mas mental. Delegar também cansa e sobrecarrega, porque é uma tarefa que vem atribuída de responsabilidades. Muitas vezes, é comum ouvir: “mas você nunca relaxa”. “Relaxar como? Alguém por favor me ensina a fazer isso?” E não é uma questão de ser ou não controladora. Quando você vê, responsabilidades caem no seu colo sem que você necessariamente tenha se candidatado ao posto de mãe do ano.
Toda essa carga mental é um trabalho invisível e desgastante para as mulheres e pode ser ainda maior com a maternidade. O termo “carga mental” é algo que começou a ser discutido e implica no planejamento, organização da casa e tomada de decisões, e é assumido principalmente pelas mulheres. E por mais que você delegue e peça ajuda, até mesmo pedir ajuda dá trabalho e é algo que pode contribuir para o estresse.
Mas então, o que fazer para acalmar a mente, recarregar as energias e conseguir tomar decisões de maneiras mais assertivas durante o dia? Uma das formas de fazer com que isso aconteça é adotar atitudes inteligentes que administram as crises de energia que podem nos consumir durante o dia para que elas não nos afetem fisicamente, mentalmente e emocionalmente.
Seria ótimo chegar às 18h “plena”, bem humorada, emanando amor e conseguir dar atenção para as crianças. Quem sabe, até tomar uma taça de vinho durante o jantar. No entanto, o que mais acontece com as mães é que a maioria de nós responde às demandas crescentes de maneira diferente. Isso tende a prejudicar os níveis de envolvimento e aumentar os níveis de distração. É preciso parar, respirar e colocar atenção.
RITUAIS QUE RECARREGAM
AS ENERGIAS
Para otimizar a rotina das mães, é preciso entender que tempo é um recurso finito, mas que energia é renovável é um primeiro passo para otimizá-lo. Uma boa alternativa nesse sentido é adotar estratégias para expandi-la e regularmente renová-la, estabelecendo rituais específicos.
Pode ser uma pausa para meditação ou contemplação no meio da tarde. Uma caminhada na volta do almoço, uma alimentação mais equilibrada, tirar um tempo só para você e compartilhar um tempo com os amigos pode ser de grande ajuda.
Mas se a rotina está corrida e faltam horas no dia, conheça alguns produtos que dão mais disposição e recarregam as energias de maneira eficiente. São produtos disponíveis no mercado que têm entre seus ingredientes substâncias nootrópicas e adaptogênicas (naturais, como plantas) que aumentam a resistência do organismo contra estressores físicos, químicos ou biológicos, ajudando o corpo a se adaptar ao frio, calor, altitudes elevadas, barulho, ou dias muito atarefados. Em muitas partes do mundo, esses produtos são usados de atletas a astronautas, de mineiros a mergulhadores… e porque não pelas mães?!
PENSADO PARA MÃES REAIS
E MULHERES QUE NÃO PARAM
Quantum Leap
O relógio marcou 16 horas. Você já correu o dia todo, está louca de vontade de ir para casa, mas ainda tem uma última reunião pela frente antes de entrar no carro e ir para o aconchego do lar. Bom mesmo seria chegar em casa bem humorada, cheia de disposição e mega compreensiva para administrar aquelas pequenas situações e até atritos que ganham outra proporção quando você está cansada. Quer uma dica?
Antes de entrar nessa reunião, experimente Quantum Leap, uma nova bebida pronta da Essential Nutrition. Seus ingredientes são naturais e o sabor é uma delícia, mas o melhor de tudo é o efeito que ele proporciona.
A ideia é que você se sinta focada e produtiva na reunião e que o estado de relaxamento e atenção plena se prolongue até você chegar em casa. Existe uma vida antes e depois de Quantum Leap. Acredite!
Heat Up
Mães não param, mas nosso sonho mesmo seria que nosso metabolismo funcionasse na velocidade dos nossos pensamentos. Qual mulher nunca quis acelerar o metabolismo, mesmo enquanto está trabalhando ou sentada esperando para ser atendida pelo gerente do banco? Afinal, a gente sabe que depois de uma idade não é só o que você come que faz a diferença, e sim a velocidade em que seu organismo funciona.
Heat Up é uma daquelas dicas que a sua amiga vai te dar. Seus ingredientes são o chá verde, gengibre, guaraná (fonte de cafeína natural), pimentas vermelha e preta, feijão branco, romã e bilberry. Ele movimenta seu corpo, mesmo quando você está em repouso!
Uplift
Sabe aquele dia que você dormiu mal, mas não pode se dar ao luxo de estar cansada no dia seguinte? Uplift!
Seja para estar focada naquela apresentação do trabalho, bater perna na rua ou espantar o sono depois do almoço: Uplift é uma boa alternativa com óleo de cártamo e cafeína natural, com duração de até seis horas, que dá um gás para a rotina agitada das mulheres. Outras formas de se manter alerta durante o dia é investir em boas horas de um sono reparador, se alimentar bem e praticar exercícios físicos.
Golden Lift
Dentro da ideia de dar uma pausa durante o dia, ou no final dele… O Golden Lift traz uma receita milenar na busca do bem-estar físico e mental. Por um momento você para, senta e coloca atenção aos sabores das suas especiarias.
A sensação que vem depois é de conforto, calmaria, saciedade e controle da ansiedade. Golden Lift tem ingredientes concentrados e na proporção ideal que ajudam na imunidade, tem propriedades digestivas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Descubra novos prazeres e aprecie o momento!