Para se sentir com mais disposição, uma das recomendações é dormir bem e com uma quantidade suficiente de horas. Saiba como uma boa noite de sono influencia na sua energia neste material exclusivo da Harvard Health Publishing.
Os cientistas dividem o sono em dois tipos principais: sono REM (movimento rápido dos olhos), quando ocorrem os sonhos, e o sono não REM (NREM), um estágio de sono mais tranquilo.
Surpreendentemente, eles são tão diferentes um do outro quanto cada um é diferente do estado de vigília – embora ambos possam ser importantes para a energia.
O sono NREM envolve três estágios. Os especialistas em sono acreditam que o último deles – conhecido como sono profundo ou sono de ondas lentas – é o principal momento em que seu corpo se renova e se repara. Essa fase do sono parece ser a que tem maior papel na energia, potencializando sua capacidade de produzir ATP, a molécula de energia do corpo.
Restaurando o corpo
No sono profundo, ocorre uma redução do fluxo sanguíneo para o cérebro, que esfria consideravelmente. No início desse estágio, a glândula pituitária libera o hormônio do crescimento que estimula o crescimento do tecido e a reparação muscular.
Os pesquisadores também detectaram aumento dos níveis sanguíneos de substâncias que ativam o sistema imune, sugerindo que o sono profundo ajuda a preparar o corpo para se defender contra infecções. Alguém cujo sono profundo é restrito acordará sentindo-se menos revigorado do que uma pessoa que teve um sono profundo adequado. Quando uma pessoa privada de sono consegue dormir um pouco, ele ou ela passará rapidamente pelos estágios mais leves do sono para os estágios mais profundos, passando uma maior proporção de tempo neles, possivelmente porque o sono profundo desempenha um papel essencial no funcionamento ideal de uma pessoa.
Limpando a mente
Assim como o sono profundo restaura seu corpo, os cientistas acreditam que o sono REM restaura sua mente, talvez em parte ajudando a eliminar informações irrelevantes. Estudos sobre a capacidade dos alunos de resolver um quebra-cabeça complexo envolvendo formas abstratas sugerem que o cérebro processa informações durante a noite. Após verem o quebra-cabeça, os alunos que tiveram uma boa noite de sono se saíram muito melhor do que aqueles que montaram o quebra-cabeça imediatamente, antes de dormir.
Outros estudos, incluindo o da Harvard Medical School, descobriram que o sono REM facilita o aprendizado e a memória. As pessoas que foram testadas para medir o quão bem aprenderam uma nova tarefa melhoraram suas pontuações após uma noite de sono. Se elas fossem impedidas de ter sono REM, as melhorias eram perdidas. Por outro lado, ao serem acordadas um número igual de vezes do sono profundo, as melhorias nas pontuações não eram afetadas.
Há também evidências emergentes de que obter sono REM suficiente pode ajudar a preservar a memória e a função cognitiva à medida que você envelhece.
Para saber mais sobre a relação do sono e outros fatores com a produção de energia, leia o e-book sobre o assunto desenvolvido pela Harvard Health Publishing e traduzido por nós especialmente para você.
Copyright 2020 pela Harvard University. Para termos de uso, consulte https://www.health.harvard.edu/terms-of-use. Copyright 2020 pela Harvard University. Para mais informações, veja https://www.health.harvard.edu/terms-of-use Essentia Group é o único responsável pela precisão e adequação desta tradução.