Entre as causas mais comuns de fadiga persistente estão o estresse e a resposta emocional a ele. Veja as dicas de Harvard para lidar com isso e ter mais disposição.
As emoções induzidas pelo estresse consomem grandes quantidades de energia. Algumas pessoas são naturalmente melhores do que outras em lidar com essas emoções, mas todas podem aprender a modulá-las até certo ponto.
Aprenda técnicas de relaxamento
Você não pode eliminar o estresse de sua vida, mas pode aprender técnicas de relaxamento que funcionam como um antídoto para o estresse. A respiração profunda, a meditação, o relaxamento muscular progressivo e a visualização podem evocar um estado de descanso e relaxamento.
Esses tipos de exercícios de relaxamento desencadeiam mudanças fisiológicas, como redução da pressão arterial, diminuição dos batimentos cardíacos e da respiração e redução dos níveis de lactato no sangue, que podem estar relacionados a ataques de ansiedade.
Se você estiver com pouco tempo, fazer mini-exercícios de relaxamento e a prática da atenção plena podem ajudar.
Pare, respire, reflita, escolha
Se você tende a reagir exageradamente a situações estressantes, tente este exercício na próxima vez que o estresse aparecer:
- Pare. Chame conscientemente um intervalo mental. Ao dizer “Pare”, você pode interromper a reação negativa.
- Respire. Respire fundo algumas vezes para reduzir a tensão física e afaste-se do problema antes de reagir.
- Reflita. Pergunte a si mesmo o quão ruim a situação realmente é. Existe outra forma de visualizar? Qual é o pior que poderia acontecer?
- Escolha. Decida como lidar com o problema. Aceite o que você não pode mudar e tente resolver o que puder.
Encontre um hobby
Se você encontrar um hobby de que goste – seja tocar música, pescar ou resolver quebra-cabeças – ele pode absorver sua mente, distraindo-o de suas preocupações. O artesanato também é uma boa pedida.
Um crescente corpo de pesquisa mostra que a natureza rítmica e repetitiva do tricô, do crochê e de outros trabalhos manuais pode ser um potente calmante para o estresse que é incompatível com a preocupação, a raiva, a obsessão e a ansiedade. O ato de realizar uma tarefa repetidas vezes quebra a linha do pensamento cotidiano e acalma o corpo e a mente.
Alivie sua carga
Uma agenda excessivamente comprometida, seja ela profissional, familiar, social ou voluntária, pode esgotar seu nível de energia. Todas as pessoas – mesmo as de alta energia – precisam de um tempo de inatividade para relaxar e se recuperar.
Um bom primeiro passo para reduzir a sobrecarga é simplificar sua lista de atividades “obrigatórias”. Você não precisa aceitar todos os convites sociais, ser voluntário em todas as atribuições de trabalho ou administrar sozinho toda a arrecadação de fundos da comunidade.
Algumas pessoas estão sobrecarregadas porque têm dificuldade de dizer “não”. A sobrecarga estritamente relacionada ao trabalho é particularmente difícil de controlar, especialmente se você trabalha em uma empresa ou em uma profissão em que dias muito longos são a norma.
Mexa-se
O exercício aeróbico regular ajuda a controlar o estresse. Reduz os níveis dos hormônios do estresse do corpo, como a epinefrina e o cortisol. Estimula a produção de endorfinas, que são substâncias químicas no cérebro que reduzem a dor e elevam o humor. Também ajuda a tirar sua mente do que está causando seu estresse, colocando-o mais “no momento”. E melhora o sono, que é um redutor de estresse por si só.
A natureza repetitiva de atividades como nadar, caminhar ou correr também acalma a mente.
Tente práticas de mente-corpo
Ao focar em movimentos controlados e respiração profunda, atividades mente-corpo como o ioga, o tai chi e o qigong podem reduzir o estresse e aumentar a energia, além de melhorar o equilíbrio, a coordenação e o humor.
Para conhecer outras estratégias para aumentar a energia, além de controlar o estresse, acesse o e-book completo da Harvard Health Publishing, selecionado e traduzido por nós, especialmente para você.
Copyright 2020 pela Harvard University. Para termos de uso, consulte https://www.health.harvard.edu/terms-of-use. Copyright 2020 pela Harvard University. Para mais informações, veja https://www.health.harvard.edu/terms-of-use Essentia Group é o único responsável pela precisão e adequação desta tradução.