A vitamina D tem muitos benefícios para a saúde, desde promover o crescimento ósseo e muscular até diminuir a pressão arterial elevada, e estudos sugerem que ela pode até mesmo ajudar a aliviar a dor da fibromialgia e retardar a progressão da esclerose múltipla. Mas o oposto também é verdadeiro: Não recebendo quantidade suficiente de vitamina D pode prejudicar a sua saúde de maneiras surpreendentes.

Os sintomas de deficiência de vitamina D incluem dor óssea, fraqueza muscular, aumento da pressão arterial e depressão, mas também existe a associação com as seguintes condições graves de saúde:

1. Demência

Um estudo de 2014 publicado na revista Neurology descobriu que a deficiência -moderada a grave – de vitamina D em idosos pode dobrar o risco de algumas formas de demência, incluindo a doença de Alzheimer. Demência é um declínio no pensamento, comportamento, memória que afeta negativamente a vida diária. A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, sendo responsável por cerca de 80 por cento dos casos, de acordo com a Associação de Alzheimer.

O estudo analisou mais de 1.600 adultos sem demência com 65 anos ou mais. Os participantes com baixos níveis de vitamina D tinham risco de 53 por cento maiores de desenvolver demência. Os que estavam severamente deficientes em vitamina D tinham risco 125 por cento maiores, em comparação com os participantes com níveis normais de vitamina D. Já os que possuíam níveis mais baixos da vitamina eram cerca de 70 por cento mais propensos de desenvolver a doença de Alzheimer. Aqueles severamente deficientes apresentaram 120 por cento maiores propensão de desenvolver a doença.

Os especialistas não têm certeza de como a vitamina D está relacionada com a demência, mas suspeitam que a ‘vitamina do sol’ pode ajudar a limpar placas no cérebro ligadas à demência. Comer uma dieta saudável, fazer exercícios regularmente e manter amizades e apoio social pode ajudar a reduzir o risco.

2. Câncer de próstata

Um estudo de 2014 publicado na revista Clinical Cancer Research encontrou uma ligação entre baixos níveis sanguíneos de vitamina D e câncer de próstata agressivo em homens europeu-americanos e afro-americanos.

Os pesquisadores analisaram os níveis de vitamina D em 667 homens com idades entre 40 e 79 anos, submetidos a biópsias de próstata. A ligação entre a vitamina D e o câncer de próstata foi especialmente forte nos homens afro-americanos, cujos resultados mostraram que esses homens com baixos níveis de vitamina D tinham maior probabilidade de testar positivo para o câncer do que os homens com níveis normais de vitamina D.

O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos com a idade média de diagnóstico sendo cerca de 66 anos de idade, de acordo com a Sociedade Americana de Câncer. É o tipo de câncer mais comum em homens, e a segunda causa mais comum de morte por câncer em homens americanos.

3. Disfunção erétil

Um estudo de 2014 publicado no Journal of Sexual Medicine descobriu que os homens com disfunção erétil grave (DE) tinham significativamente mais baixos os níveis de vitamina D do que os homens com DE moderada.

A DE é o problema sexual mais comum entre os homens, afetando até 30 milhões de homens americanos, e esta disfunção pode ser resultado de outros problemas de saúde como diabetes, câncer de próstata e pressão arterial elevada. Os tratamentos mais comuns incluem a terapia hormonal de substituição, aconselhamento e mudanças de estilo de vida, como parar de fumar, limitar o álcool, e comer uma dieta equilibrada.

4. Esquizofrenia

As pessoas que são deficientes em vitamina D são duas vezes mais propensas a serem diagnosticadas com esquizofrenia, em comparação com as pessoas com níveis de vitamina D normais, de acordo com um estudo de 2014 publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. Os pesquisadores do estudo revisaram resultados de 19 estudos observacionais que analisaram a relação entre esquizofrenia e vitamina D.

A esquizofrenia é um distúrbio grave do cérebro que afeta mais de dois milhões de adultos americanos, de acordo com a Aliança Nacional da Doença Mental (National Alliance on Mental Illness). Os sintomas, que geralmente começam entre as idades de 16 e 30, podem incluir alucinações, discurso incoerente, reclusão e dificuldade de concentração ou atenção. Embora não haja nenhuma cura para a esquizofrenia, existe tratamento, incluindo medicamentos, terapia psicossocial, terapia cognitivo-comportamental, e até mesmo educação familiar e grupos de apoio.

5. Doença cardíaca

De acordo com a pesquisa apresentada no 63a reunião anual do American College of Cardioloy, a deficiência de vitamina D tem sido associada a casos mais graves de doença cardíaca.

Os pesquisadores descobriram que mais de 70 por cento dos pacientes submetidos à angiografia coronária – exame através de imagem para ver como o sangue flui através das artérias – tinham deficiência de vitamina D.

A vitamina D é conhecida como a vitamina do sol, porque o corpo produz naturalmente quando a pele é exposta à luz solar diretamente. Você também pode obter a quantidade diária necessária através de sua dieta ou suplementos. Alimentos ricos em vitamina D incluem leite, queijo e peixes gordos como o atum, salmão e cavala. Certos alimentos, como cereais, suco de laranja, produtos de soja, iogurte e outros são por vezes fortificados com vitamina D.

Os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos recomendam que a maioria dos adultos devem receber cerca de 600 UI (Unidades Internacionais) de vitamina D por dia.

Os artigos aqui postados não necessariamente expressam a visão da Empresa.

Por Nancie George
Fonte:
http://www.everydayhealth.com/news/illnesses-linked-vitamin-d-deficiency/

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.”