Confira o e-book da Harvard Health Publishing sobre Dietas.
A ideia por trás das dietas do tipo paleo – também conhecidas como dieta do caçador-coletor, dieta do homem das cavernas, dieta paleolítica ou dieta da Idade da Pedra – é que nossos corpos não evoluíram para lidar com os alimentos altamente processados que abundam o suprimento alimentar moderno. Portanto, a ideia é seguir os padrões nutricionais dos primeiros humanos que viveram na era paleolítica, que começou 2,6 milhões de anos atrás e terminou por volta de 10.000 AC, antes do início da agricultura. As estimativas são de que nossos primeiros ancestrais obtinham 35% de suas calorias da gordura, 35% dos carboidratos – principalmente frutas e vegetais, já que não havia grãos cultivados – e 30% das proteínas.
O racional de que as dietas “primitivas” são superiores data de mais de um século, mas o interesse atual começou com um artigo de 1985 chamado “Nutrição Paleolítica”, do radiologista S. Boyd Eaton e do antropólogo Melvin Konner, da Emory University em Atlanta, publicado no The New England Journal of Medicine. A ideia foi ainda mais popularizada por Loren Cordain, um cientista de exercícios da Colorado State University em Fort Collins, com a publicação de seu livro “The Paleo Diet”, em 2002.
No entanto, é difícil saber exatamente o que os primeiros humanos comiam há 100.000 anos, e os antropólogos afirmam repetidamente que não existe uma dieta paleolítica única, pois nossos ancestrais paleolíticos evoluíram com dietas flexíveis. Eles precisavam ser flexíveis pois a disponibilidade e a seleção de alimentos variavam amplamente, com base na estação, clima, habitat e flora e fauna locais.
Muitos defensores modernos da dieta paleo para a saúde – incluindo o Dr. Eaton – reconhecem que essa dieta não é ambientalmente sustentável hoje devido ao impacto da produção animal. Isso também levanta problemas de saúde em potencial, pois restringe vários grupos de alimentos saudáveis, como cereais e legumes integrais.
Neste material da Harvard Health Publishing, você vai conferir pontos positivos, negativos, evidências, cardápios e muito mais sobre as dietas:
- Dieta Paleo
- Dieta mediterrânea paleo
- Dieta Pegan
- Dieta Whole 30
Copyright 2020 pela Harvard University. Para termos de uso, consulte https://www.health.harvard.edu/terms-of-use. Copyright 2020 pela Harvard University. Para mais informações veja https://www.health.harvard.edu/terms-of-use Essentia Group é o único responsável pela precisão e adequação desta tradução.
As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Assim, as informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. Por fim, nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.