Não tem uma idade certa para sentir dores nos joelhos. Seja por um esforço intenso, ou por uma demanda da articulação, os sintomas aparecem com intensidade e duração variadas, causando sempre um desconforto principalmente durante a prática de atividades físicas.
No entanto, a dor crônica no joelho associada à terceira idade é frequentemente considerada uma consequência inevitável da idade, e interrompe atividades básicas do cotidiano como caminhar e subir escadas.
Atualmente, é estimado que 250 milhões de pessoas sofram de osteoartrite de joelhos. Para tal, é comumente recomentado tratamentos que incluem atividades aeróbicas, alongamentos e medicamentos com o objetivo de reduzir a dor e a deficiência física.
Entretanto, a natureza crônica da doença tem impulsionado pesquisadores e pacientes a testar diversos suplementos nutricionais para melhorar os sintomas e também prevenir ou reduzir o progresso da oesteoartrite. Um estudo recente associa os benefícios da suplementação do óleo de Krill ao alívio das dores nos joelhos.
ÓLEO DE KRILL MELHORA A DOR ARTICULAR DOS JOELHOS: UM ENSAIO RANDOMIZADO CONTROLADO
AUTORES: Yoshio Suzuki, Minoru Fukushima, Keishoku Sakuraba, Keisuke Sawaki e Kazuaki Sekigawa
REVISTA: Plos One – outubro/2016
PESQUISA
A pesquisa tinha como objetivo principal comparar a eficácia do óleo de Krill na redução das dores dos joelhos em adultos que apresentavam este sintoma. Para realizar a pesquisa os autores recrutaram 50 adultos (38-85 anos de idade) com dor leve nos joelhos atendidos na Clínica Ortopédica de Fukushima (Tochigi, Japão), entre setembro de 2014 a fevereiro de 2015. Os pacientes tinham alguns sintomas de dor no joelho, porém ela não era forte o suficiente para que precisassem de farmoterápicos.
MÉTODO
Estudo randomizado, duplo-cego, com grupos paralelos, controlado por placebo, com cinquenta adultos (38-85 anos de idade) com dor leve no joelho.Os participantes foram randomizados em dois grupos para receber 2 g por dia de óleo de krill ou um placebo idêntico por 30 dias.
Os participantes também foram instruídos a registrar suas ingestões de alimentos diárias e a manter os suas atividades do cotidiano e estilo de vida ao longo do estudo.
No final, os participantes responderam um questionário com perguntas sobre dores no joelho quando acorda, quando caminha, quando sobre escada, etc. O desfecho primário teve como ponto positivo a melhora dos sintomas subjetivos da dor no joelho, conforme avaliado pela Medida Japonesa da Osteoartrite do Joelho (JKOM) e Associação Ortopédica Japonesa Pontuação (JOA). Já o desfecho secundário incluíram parâmetros bioquímicos do sangue e da urina.
RESULTADOS
Tanto o grupo de óleo de krill como o de placebo mostraram melhorias significativas após a administração. No entanto, após a intervenção, o grupo de óleo de krill mostrou mais melhorias do que o grupo do placebo em duas perguntas a respeito da dor e da rigidez em joelhos.
Controlando a idade, sexo, peso e hábitos de fumar e beber, o óleo de krill atenuou significativamente a dor no joelho durante o sono, em pé e a amplitude de movimento dos joelhos direito e esquerdo em comparação ao placebo.
Como conclusão, este estudo indica que a administração de óleo de krill (2 g / dia, 30 dias) melhora os sintomas de dor no joelho em adultos com dor leve no joelho.
ENTENDA O ÓLEO DE KRILL
O óleo de krill é um óleo extraído do krill, um pequeno crustáceo de cor vermelha encontrado no oceano Antártico. Sua administração é indicada para melhorar a inflamação em pacientes com doença cardíaca, artrite reumatoide ou osteoartrite. O trabalho compartilhado hoje e publicado na Revista científica Plos One, mostra o uso exclusivamente do óleo de Krill, na atenuação da dor articular dos joelhos.
O Óleo de Krill possui uma rica fração de ômega-3 na forma de fosfolipídeos, forma essa melhor reconhecida pelo corpo e por isso com maior biodisponibilidade. Um arsenal de trabalhos publicados mostram os benefícios do uso do ômega-3, devido a sua fração de EPA e DHA. A forma mais comum encontrada no mercado de EPA e DHA é através dos óleos de peixe, no entanto, o krill aparece sempre como uma ótima opção.
Traduzido por Essential Nutrition
Referências:
http://essentia.com.br/wp-content/uploads/2016/12/krill-oil-improves-mild-knee-joint-pain.pdf