Os cientistas sabem há décadas que emoções desagradáveis, como vergonha, depressão e ansiedade, estão associadas a maiores taxas de males como doenças cardíacas, inflamação, câncer e morte prematura. Por outro lado, os sentimentos positivos têm sido mostrados como saudáveis.

 

Muito menos se sabe, porém, sobre os benefícios para a saúde de estados de espírito otimistas específicos – se o contentamento, por exemplo, pode promover a boa saúde de forma mais robusta do que a alegria ou orgulho o fazem.

 

Um novo estudo especifica uma emoção surpreendente como medicamento potente: a admiração. E felizmente, a admiração parece ser muito mais fácil de encontrar do que muitos poderiam esperar, mesmo para os ocupados e estressados.

 

Para o estudo, publicado em janeiro na revista Emotion, pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, e de outras instituições se concentraram em alguns indivíduos particularmente temperamentais: calouros da faculdade. Noventa e quatro estudantes de Berkeley foram recrutados para preencher questionários sobre a frequência com que durante no mês anterior, eles sentiram diferentes emoções positivas e negativas, como a hostilidade, o entusiasmo e a inspiração. Os estudantes então forneceram amostras de saliva, que foram analisadas para a interleucina-6 (IL-6), uma molécula conhecida por promover a inflamação por todo o corpo. Desde que a inflamação está ligada a problemas de saúde, os pesquisadores perceberam que os baixos níveis de IL-6 poderiam sinalizar boa saúde. Como previsto, quando o humor dos alunos foi verificado contra os seus níveis de IL-6, aqueles que tinham experimentado emoções mais positivas geralmente tinham menores níveis de IL-6 do que colegas cujos humores eram mais frequentemente ‘azedos’.

 

Em seguida, os pesquisadores alistaram 119 alunos que preencheram questionários mais elaborados sobre as suas disposições normais e na medida em que sentiram sete emoções específicas: admiração, diversão, compaixão, contentamento, alegria, amor e orgulho. Os alunos também forneceram uma amostra de saliva. Enquanto o bom humor coletivamente ainda estava associado a baixos níveis de IL-6, a correlação mais forte foi com a admiração*. Quanto mais frequente alguém relatou ter sentido forte sentimento de prazer ou surpresa perante alguém ou algo, menor foi o nível de IL-6.

 

“Parece haver algo sobre a admiração que impacta pronunciadamente os marcadores relacionados com a inflamação”, afirma Dacher Keltner, professor de psicologia e autor sênior do estudo, que também é o diretor da faculdade Greater Good Science Center em Berkeley. (Ele tem estudado o riso, empatia e o enrubescer, também.)

 

Surpreendentemente, a admiração não é necessariamente uma ocorrência rara, acrescenta. Em média, os alunos no estudo relataram sentir a emoção de três ou mais vezes por semana.

 

Embora reconhecendo que a admiração é conceitualmente subjetiva e não facilmente definida, Dr. Keltner diz que, em geral, um atributo principal de um evento inspirador é que passa a sensação de arrepios, excitamento. E ele aconselha que as pessoas procurem esta sensação “com frequência”.  Mas, o significado dela pode mudar dependendo da pessoa. “Algumas pessoas sentem esse excitamento ao ouvir música,” Dr. Keltner prossegue, “outros ao assistir a um pôr do sol ou ao participar de uma reunião política ou ao ver crianças brincando”.

 

*Nota da tradução:

Admiração: forte sentimento de prazer diante de (alguém ou algo) que se considera incomum, extraordinário. – Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.

Os artigos aqui postados não necessariamente expressam a visão da Empresa.

Artigo traduzido por Essential Nutrition
Referências:
http://well.blogs.nytimes.com/2015/03/26/an-upbeat-emotion-thats-surprisingly-good-for-you/?ref=health&_r=0
Por:
Gretchen Reynolds

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.”