Geralmente falamos ou ouvimos sobre os benefícios da atividade física, como a corrida, a caminhada ou prática esportiva, mas atividades diárias como subir escadas, caminhar até o local de trabalho ou outro, e mesmo as tarefas domésticas, podem ajudá-lo a manter sua saúde.
Pesquisadores analisaram dados de saúde e atividade física de mais de 130 mil pessoas em 17 nações de baixa, média e alta renda. Eles descobriram que atingir os 150 minutos por semana de atividade física recomendados, independentemente da atividade, reduziu o risco de doença cardíaca em 20% e os benefícios pareciam continuar escalando com o aumento da atividade física.
Ou seja, incorporar a atividade física não recreativa na vida cotidiana (de maneira natural), como caminhar para o trabalho ou durante a hora do almoço, optar pelas escadas ao invés do elevador, pode trazer tantos benefícios à saúde quanto atividades físicas recreativas.
Estudo: Lear SA, et al. The effect of physical activity on mortality and cardiovascular disease in 130 000 people from 17 high-income, middle-income, and low-income countries: the PURE study. The Lancet, 2017. DOI:10.1016/S0140-6736(17)31634-3