Se você se preocupa com câncer, incluir feijões na sua rotina alimentar pode lhe ajudar. Pesquisas mostram que feijões e outras leguminosas trabalham de muitas maneiras contra o câncer, proporcionando uma abundância de benefícios extras para a saúde.

Os feijões pertencem à família das leguminosas, que inclui lentilhas, e a maioria dos benefícios aqui relatados estende-se a todo o grupo.

A ligação entre comer feijão e o risco reduzido de câncer foi estabelecido há vários anos. Em um estudo de amplo alcance usando dados de 41 países, os pesquisadores descobriram que comer feijão reduziu a incidência de morte por câncer de mama, cólon e próstata. À medida que os anos se passaram, mais e mais estudos o têm relacionado na prevenção de muitos outros tipos de câncer. Aqui estão alguns motivos para você comer mais feijão:

1. Câncer de mama

Dados recentes do Nurses Health Study II, entre os maiores e mais longos estudos de fatores que influenciam a saúde das mulheres, foram avaliados quais alimentos ricos em flavonoides eram protetores do tecido mamário em mulheres na pré-menopausa idade de 26 a 46. Os pesquisadores descobriram que entre os principais grupos de alimentos testados, feijões e lentilhas foram os mais protetores, enquanto o chá, cebolas, maçãs, feijões de corda, brócolis, pimentão verde e mirtilos não mostraram a mesma capacidade de proteção.

Outro estudo, o 4 Corners Breast Cancer Study, único a ter hispânicas, nativas americanas, e mulheres brancas não-hispânicas como participantes, encontrou uma redução no risco de câncer de mama em mulheres hispânicas consumindo uma dieta caracterizada pela alta ingestão de feijão e outras leguminosas. Essas mulheres apresentaram um risco de câncer de mama de dois terços em comparação com mulheres não hispânicas que comiam uma dieta americana típica, rica em alimentos processados, carne vermelha e açúcar.

Nas regiões onde o feijão e outros legumes fazem parte do costume alimentar, provendo baixo índice glicêmico, proteína e fibra, a incidência de câncer de mama é significativamente menor.

2. Câncer de próstata

Fatores de estilo de vida desempenham um papel no diagnóstico de câncer de próstata, assim como fazem em um diagnóstico de câncer de mama. Pesquisadores franceses avaliaram a associação da fibra no câncer de próstata em 3.313 homens acompanhados por um tempo médio de 12,6 anos, durante os quais 139 desenvolveram o câncer.

Quando os pesquisadores compararam os homens com mais elevado consumo de fibras alimentares, como as encontradas em feijões e outras leguminosas, ao consumo de homens de baixo consumo, eles descobriram que o risco de câncer de próstata foi cortado quase pela metade em quem comeu mais feijões e outras leguminosas. No entanto, não foi observada associação entre menor risco de câncer de próstata e o consumo de fibras de cereais, vegetais e frutas. Os autores do estudo sugeriram que o mecanismo de ação foi a redução da inflamação.

3- Câncer de rim, gástrico e de cólon

De acordo com pesquisas recentes, alimentos ricos em fibras à base de plantas, como o feijão e legumes, têm um efeito positivo sobre o carcinoma do rim, doenças crônicas associadas a ele e recorrência de pólipos do cólon.

As mulheres que comeram quatro ou mais porções de feijão e outras leguminosas semanalmente tiveram seu risco de câncer de cólon reduzido em um terço, em um estudo com 35.000 participantes. Um estudo relacionado descobriu que pessoas que já tiveram câncer de cólon foram capazes de reduzir o risco de recorrência em 45 por cento comendo feijão frequentemente.

Há um segredo nesses estudos

O inositol hexafosfato, ou IP6 como abreviação, é um composto poderoso de combate ao câncer encontrado em abundância no feijão. Outra característica dos grãos conhecidos como inositol pentaquisfosfato (IP10) foi tão poderosa que inibiu o crescimento de tumores em camundongos por si só!

Feijão está no topo da lista dos antioxidantes

Feijão e todos os legumes são super estrelas no antienvelhecimento por causa de seus altos níveis de antioxidantes. Feijão vermelho, carioca e comum preenchem três das quatro primeiras posições referente à proteção total antioxidante, batendo outras frutas e legumes, de acordo com o departamento de agricultura americano. Se eles tivessem classificado o feijão preto, certamente teria tomado a quarta posição.

Por que estes feijões em particular? A cor é fundamental. Quanto mais escura e mais intensa a cor, maior a proteção antioxidante.

O feijão é uma fonte de proteína excelente também; basta adicionar um pouco de queijo para tornar uma proteína completa, e seu preço e versatilidade complementam suas qualidades.

Os artigos aqui postados não necessariamente expressam a visão da Empresa 

Referências:
http://naturalsociety.com/eating-certain-beans-cuts-risk-5-cancers/
Por:
Barbara Minton

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.”