Descubra as tendências mapeadas por consultorias mundiais que vão refletir nas escolhas alimentares em 2025.
1. Longevidade saudável
2. Consumo consciente
3. Sustentabilidade verificada
4. Seleção de ofertas
5. Inteligência Artificial
Food trends 2025: principais tendências de alimentos e bebidas
O momento das bebidas ready-to-drink
1. Ingredientes de alta qualidade
2. Bem-estar personalizado
3. Sabores novos e criativos
4. Saúde intestinal em equilíbrio
5. Melhoramento dos produtos vegetais
6. Sustentabilidade em foco
7. Nutrientes para a beleza
8. Cultura e tradições reinventadas
9. Alimentos para o humor e saúde mental
10. Inteligência artificial na linha de produção
Tendência em suplementos para 2025
Bem-estar holístico
Saúde da mulher
Qualidade do sono
Proteínas e aminoácidos
Algumas tendências alimentares e de comportamento do consumidor se destacam no mundo todo. Com base em pesquisas realizadas por empresas especializadas, selecionamos as principais food trends de 2025. Essas preferências impactam diretamente a forma como as pessoas se alimentam e refletem nas tendências de alimentos, bebidas e suplementos.
Acompanhe as food trends 2025 e fique por dentro do que estará em alta nos hábitos alimentares deste ano.
5 tendências globais de consumo para 2025
As tendências no segmento da nutrição estão interligadas com os hábitos de consumo, por isso é sempre interessante visitar pesquisas que mapeiam o comportamento dos consumidores para se ter uma visão macro do cenário das food trends.
A consultoria de análise de dados Euromonitor International divulgou o relatório anual Global Consumer Trends 2025, que destaca as cinco principais tendências globais de consumo:
1. Longevidade saudável
Cuidados com a saúde estão em alta já faz alguns anos, e foram consolidados na rotina de muitas pessoas principalmente no período pós covid-19.
Hoje em dia, viver mais e melhor se tornou o principal objetivo de quem pensa na sua saúde a longo prazo. Na pesquisa realizada pela consultoria, 52% dos consumidores acreditam que, nos próximos cinco anos, terão mais saúde do que atualmente.
Interessante pensar em melhorar a saúde enquanto a idade aumenta, não é mesmo? A tendência da longevidade saudável trilha um caminho que promete impactar diretamente no estilo de vida e nos hábitos de consumo em 2025.
2.Consumo consciente
Consumir de uma forma mais estratégica e consciente é uma tendência que vem se fortalecendo no comportamento dos consumidores e que é apontada para 2025. Tanto que em 2024, somente 18% dos consumidores dizem que fazem compras por impulso com frequência.
Estar atento aos preços, às oportunidades, à qualidade dos produtos e às suas reais necessidades são ações interessantes para consumir com mais consciência.
3. Sustentabilidade verificada
Comprar produtos mais sustentáveis não é apenas uma questão de valores pessoais. Em 2025, os consumidores também esperam por evidências concretas aliadas a produtos eficientes. Isso significa que certificações que confirmem práticas sustentáveis, como as que envolvem extração de matéria-prima e manipulação na produção, vão contar, e muito, na decisão de compra.
Para se ter uma ideia, o relatório mostrou que no segundo trimestre de 2024, foram registrados 5 milhões de produtos online com selos de sustentabilidade, espalhados em 11 setores de bens de consumo e em 25 países.
- Conheça os selos e certificações da Essential Nutrition.
4. Seleção de ofertas
Os consumidores percebem que há muita oferta e que estão sendo inundados por notificações e por milhares de opções de produtos. Ainda, eles querem gastar menos tempo procurando o que realmente precisam. Talvez isso não seja uma novidade entre os anseios dos consumidores, mas seus desdobramentos mostram algumas tendências interessantes.
Segundo a pesquisa, um comportamento que reflete esse desejo foi que 42% dos consumidores fizeram compras durante lives em redes sociais porque os detalhes do produto ou serviço eram mais fáceis de entender por meio desse canal e nesse formato.
Assim, ofertas mais direcionadas, informativas e apresentadas de forma que otimizem o tempo parecem ser interessantes para os consumidores e uma prática que tem tudo para ser aderente no próximo ano.
5. Inteligência Artificial
Conforme a inteligência artificial (IA) é adotada por mais pessoas, os consumidores apontam preocupações com informações geradas pela IA, mas não abrem mão da tecnologia. Eles utilizam, mas ponderam os prós e os contras.
O relatório da Euromonitor mostrou que 43% dos consumidores consideram a IA generativa como uma fonte confiável de informações, o que torna o cenário bastante positivo para a utilização da tecnologia, que tende cada vez mais estar presente no dia a dia dos consumidores.
Food trends 2025: principais tendências de alimentos e bebidas
Para apresentar as food trends 2025, vamos mergulhar em relatórios de empresas especializadas em tendências, que trazem visões e recortes diferentes para o que devemos esperar dos alimentos e bebidas neste ano.
O momento das bebidas ready-to-drink
Segundo a WGSN, os consumidores passaram a valorizar alimentos e bebidas práticas para momentos de lazer ao ar livre com a família e os amigos. Essa tendência reflete uma busca por bem-estar e descanso, impulsionada pelo desejo de aproveitar “microalegrias”, que, de acordo com os especialistas, trazem benefícios para a saúde mental.
Nesse cenário, as bebidas “ready-to-drink” (prontas para beber) ganharam força, oferecendo praticidade e benefícios funcionais, como melhora da energia, saúde intestinal e imunidade. Cafés e outras bebidas funcionais se destacam nesse segmento.
- Explore as opções de bebidas funcionais da Essential Nutrition
A Innova Market Insight listou as 10 principais tendências de alimentos e bebidas, considerando hábitos de consumo e rastreamento aprofundado de lançamentos de alimentos e bebidas.
1. Ingredientes de alta qualidade
Optar por ingredientes de alta qualidade é uma tendência que demonstra uma crescente exigência dos consumidores em relação aos alimentos e bebidas que consomem. Essa busca se manifesta no interesse por ingredientes que ofereçam benefícios à saúde, alto valor nutritivo, frescor e aparência natural, maior validade e origem natural com mínimo processamento.
Um exemplo interessante citado na pesquisa está relacionado às proteínas, com a atenção dos consumidores se voltando da quantidade para a qualidade, biodisponibilidade e benefícios extras oferecidos.
2. Bem-estar personalizado
Essa tendência revela que os consumidores estão buscando ativamente melhorar sua saúde, utilizando a nutrição como aliada e valorizando a personalização para otimizar os resultados.
A abordagem combina nutrição balanceada, conveniência e personalização em alimentos e bebidas funcionais, adaptando os produtos às necessidades individuais de cada consumidor, como idade, estilo de vida, saúde física e mental e gênero.
3. Sabores novos e criativos
A busca dos consumidores por experiências divertidas e emocionantes por meio de alimentos e bebidas está entre as food trends de 2025. O relatório da Innova destaca que eles se interessam por sabores inesperados, como misturas de cozinhas diferentes, colaborações entre marcas, formatos de produtos incomuns, combinações inovadoras e edições limitadas.
Sobremesas que combinam diversos sabores, produtos que misturam categorias (como um lanche com sabor de prato principal) e a combinação de doce e salgado para criar novas sensações são exemplos dessa tendência.
4. Saúde intestinal em equilíbrio
Segundo o relatório da Innova, após a pandemia, as pessoas estão dando muita importância para a saúde do intestino. Cuidar da digestão e priorizar um bom funcionamento intestinal se tornaram objetivos para a compra de alimentos e bebidas que oferecem benefícios à saúde.
Os consumidores estão buscando ingredientes que ajudam a manter o intestino saudável, como fibras e prebióticos, que servem de “alimento” para as bactérias boas que vivem na microbiota intestinal.
5. Melhoramento dos produtos vegetais
Embora a alimentação baseada em vegetais já seja popular há algum tempo, os consumidores estão buscando opções ainda melhores. De acordo com a pesquisa, eles não estão completamente satisfeitos com os produtos disponíveis atualmente e desejam alternativas menos processadas, mais naturais, com sabor e textura superiores, que ofereçam benefícios para a saúde e respeitem o meio ambiente.
Essa insatisfação, somada à preocupação com os riscos dos ultraprocessados, está levando as empresas a repensarem seus produtos. Essa tendência direciona para a criação de opções inovadoras, autênticas, com receitas mais simples, rótulos limpos (com ingredientes fáceis de entender), melhor sabor e preço mais acessível.
6. Sustentabilidade em foco
Não é de hoje que produtos sustentáveis aparecem entre as food trends. A preocupação com o meio ambiente está influenciando tanto as escolhas dos consumidores quanto as estratégias das empresas na produção de alimentos já faz alguns anos.
O relatório da Innova destaca que os consumidores conhecem os impactos no clima e apoiam ações como práticas agrícolas sustentáveis, o uso de plantas mais resistentes às mudanças climáticas e novas tecnologias de cultivo. Além disso, eles notam quando as embalagens dos produtos destacam ações de proteção à natureza.
7. Nutrientes para a beleza
Segundo a pesquisa, as pessoas querem se sentir e parecer bem, e estão buscando alimentos e bebidas que possam contribuir para a beleza de dentro para fora.
Ainda, o envelhecimento não é mais uma questão exclusiva das pessoas mais maduras; os jovens também estão muito interessados em produtos que ajudam a retardar esse processo.
As pesquisas mostram um aumento no lançamento de produtos que prometem melhorar a saúde da pele, com destaque para ingredientes como o colágeno e as vitaminas, que estão chamando a atenção tanto das empresas que fabricam os produtos quanto dos consumidores que os utilizam.
Leia também:
- Nutricosméticos: proteção e saúde para pele, cabelo e unhas
- Well-aging: o conceito de envelhecer bem e cuidar da pele
8. Cultura e tradições reinventadas
A tendência mostra que as pessoas estão valorizando a tradição na alimentação, buscando produtos que respeitam a autenticidade e a herança cultural. Isso significa inovar na criação de alimentos e bebidas usando como base receitas e ingredientes tradicionais.
Essa valorização pode se manifestar de diferentes formas, como destacar a cultura alimentar de um país, de uma região ou até mesmo de uma pequena comunidade ou ainda combinando tradições culinárias de diferentes lugares (fusão cultural).
Os produtos podem expressar essa tradição por meio dos ingredientes, das receitas, dos temperos e das embalagens, tanto em versões clássicas quanto inovadoras. Em outras palavras, é como pegar uma receita tradicional de família e dar um toque moderno, sem perder a essência.
9. Alimentos para o humor e saúde mental
Essa tendência reflete a crescente preocupação das pessoas com a saúde mental e como isso influencia suas escolhas alimentares.
As pesquisas mostram que as pessoas, principalmente os mais jovens, estão buscando maneiras de melhorar seu bem-estar mental e emocional, sendo o estresse e a ansiedade grandes motivadores para a compra de certos alimentos.
Apesar desse interesse, ainda existem poucas opções inovadoras de produtos que ofereçam benefícios para o humor, foco e sono, por exemplo. Isso abre um grande espaço para as empresas inovarem, utilizando ingredientes como vitaminas, minerais, ingredientes funcionais e cogumelos, que são associados a melhorias na saúde mental.
- Aproveite para conhecer nutrientes e suplementos aliados do cérebro.
10. Inteligência artificial na linha de produção
Como a última tendência apresentada pela Innova, está a Inteligência artificial, que vem sendo utilizada para tornar a produção de alimentos mais eficiente, inovadora e segura, trazendo benefícios tanto para as empresas quanto para os consumidores.
Tendência em suplementos para 2025
A popularidade dos suplementos alimentares está em ascensão. Eles estão sendo cada vez mais reconhecidos pelos brasileiros, devido à importância deles para a saúde como um todo. A consultoria Your Market traçou um panorama e as tendências do mercado de suplementos no Brasil para 2025.
Bem-estar holístico
Durante a pandemia de covid-19, a principal preocupação das pessoas era fortalecer o sistema imunológico. Agora, a busca evoluiu para um “bem-estar holístico”, e a tendência é cuidar da saúde de forma completa, pensando no corpo e na mente como um todo.
Vale destacar que as pessoas estão especialmente interessadas em melhorar a saúde intestinal e digestiva, além do desempenho físico e mental de modo geral.
Em vez de procurar apenas por vitaminas isoladas, os consumidores agora querem produtos que ofereçam uma abordagem mais completa, com o objetivo de uma vida mais longa e saudável. Esses suplementos combinam diversos ingredientes com o objetivo de melhorar vários aspectos da vida das pessoas, como humor, energia e disposição, foco e atenção e relaxamento.
Saúde da mulher
A procura por suplementos alimentares específicos para a saúde feminina em diferentes fases da vida está crescendo muito, principalmente porque as mulheres representam a maioria da população brasileira (51,5%). Esse aumento se deve também à maior abertura para se falar sobre determinados temas, como bem-estar sexual, ciclo menstrual, maternidade e menopausa.
Entre as tendências, estão os suplementos que contêm ingredientes como cálcio, ferro, proteínas, extrato de chá verde, colágeno e vitamina E, buscando atender às necessidades específicas do corpo feminino em cada fase da vida ao ajudarem a diminuir inflamações, melhorar o sono e o humor.
- Confira o Guia especial sobre saúde da mulher
Qualidade do sono
O desejo por um sono de qualidade impulsiona o mercado de suplementos e traz como tendência soluções para dormir melhor. A pesquisa destaca que a procura por suplementos que apoiam um sono reparador está atrelada ao fato de que as pessoas estão cada vez mais conscientes da importância de uma boa noite de sono para a saúde e para o bem-estar, salientando a melhora do metabolismo, do raciocínio, da recuperação dos músculos e do fortalecimento do sistema imunológico.
Suplementos como melatonina, magnésio, GABA e L-teanina têm se mostrado eficazes para apoiar um sono mais profundo e reparador. Contudo, é interessante destacar que não se trata necessariamente de indução do sono, mas de nutrientes que auxiliam a desacelerar a mente, a relaxar e, assim, a dormir melhor.
- Confira o artigo sobre dicas e nutrientes que ajudam a regular o sono
Proteínas e aminoácidos
Outra tendência mapeada está relacionada às proteínas e aos aminoácidos para diferentes objetivos. Segundo a pesquisa, a busca por fontes proteicas deve aumentar bastante nos próximos anos, cerca de 13,4% ao ano até 2030. Isso acontece porque as pessoas estão mais atentas à saúde e aos produtos que oferecem os nutrientes necessários para prevenir doenças e viver mais e, entre eles, a proteína e os aminoácidos vêm se destacando.
Os jovens têm contribuído para esse crescimento, principalmente por causa dos suplementos pré-treino que dão mais energia e concentração, como aqueles que contêm os aminoácidos creatina, citrulina e tirosina.
Além disso, o colágeno tem ganhado destaque não só para atletas, mas também para quem busca beneficiar a pele, os ossos e o gerenciamento de peso, mostrando que esses produtos vão além do uso em atividades físicas.
- Leia também: Você conhece a “proteína de colágeno”?
É perceptível o quanto as pessoas estão cada vez mais focadas em fazer escolhas relacionadas à longevidade, à qualidade e ao bem-estar, indicando as principais apostas para os food trends de 2025.
Se você também tem o foco em um estilo de vida mais saudável e gosta de acompanhar as novidades desse segmento, aproveite para conhecer a nossa linha Enhanced Formulas e adicionar mais nutrição à sua rotina com fórmulas inovadoras e aprimoradas.