Amplamente conhecida como o ingrediente que dá ao curry sua cor dourada, o tubérculo açafrão-da-terra chama a atenção também por suas qualidades medicinais. Isso porque ele contém curcumina, uma substância com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios potentes, apontada como um remédio ‘para tudo’: desde problemas digestivos do dia-a-dia, como azia e indigestão, a doenças graves, como artrite e câncer. Mas, como incluir a curcumina na dieta? Confira a seguir algumas maneiras de começar a consumir esse poderoso composto.
COMBINE O AÇAFRÃO-DA-TERRA – E A CURCUMINA! – COM GORDURA
“O açafrão-da-terra e, consequentemente, a curcumina, são solúveis em gordura”, afirma Cynthia Lair, professora do Departamento de Nutrição e Ciências do Exercício da Universidade Bastyr e autora de “Feeding the Whole Family”. Segundo Lair, a gordura é essencial para ‘acordar’ todas as especiarias, tanto do ponto de vista nutricional quanto de seu sabor. Do ponto de vista ayurvedico (milenar prática medicinal indiana), aquecer o açafrão em manteiga ghee aumenta suas propriedades saudáveis. Você pode fazer essa combinação e armazená-la em um pequeno frasco na geladeira, tendo a curcumina à mão sempre que precisar, seja para o preparo de arroz ou de uma sopa.
Misture a curcumina com outras especiarias
“Estudos demonstraram que a pimenta-do-reino pode melhorar significativamente a absorção de curcumina pelo intestino”, explica Kara Lydon, autora do ebook “Nourish Your Namaste” e do blog “The Foodie Dietitian”.
ACALME O ESTRESSE COM O “GOLDEN MILK”
“O açafrão tem sido tradicionalmente usado nas medicinas ayurvedica e chinesa para ajudar a reduzir gases, inchaço e indigestão”, observa Lydon. “Enquanto a pesquisa ainda está em andamento sobre este possível benefício, golden milk [em português, leite dourado], uma bebida moderna com sabor semelhante ao do chai, é uma maneira deliciosa de consumir a curcumina”, indica.
Para fazer esse leite, combine açafrão-da-terra com ghee aquecida para formar uma pasta. Adicione pimenta-do-reino (preta) à mistura para otimizar suas propriedades. Pode-se adicionar outras especiarias como gengibre fresco, canela, cardamomo e um pouco de mel. Então, sempre que você quiser tomar uma bebida reconfortante, misture uma colher de chá da pasta com uma xícara de leite (lácteo ou vegetal) morno.
REDUZA A DOR E A INFLAMAÇÃO COM CURCUMINA
Algumas pesquisas mostraram que a curcumina pode funcionar tão bem quanto o ibuprofeno para reduzir a dor da osteoartrite. “A curcumina é um potente anti-inflamatório. Mas, para fazer uma diferença realmente significante, tome-a em forma de suplemento”, recomenda Maggie Ward, diretora de nutrição do UltraWellness Center, Lenox, MA. A recomendação de dosagem geral é de 500mg, 1 a 3 vezes ao dia, de preferência com sua formulação contendo pimenta-do-reino e/ou lipossomas, que são moléculas de gordura que ajudam a sua absorção no intestino. Algumas pessoas relatam resultados em dias e outras em semanas.
AUMENTE OS NÍVEIS DE ANTIOXIDANTES NA SUA DIETA
“O açafrão-da-terra é uma potente fonte de antioxidantes”, afirma Lydon. “Eu digo aos meus clientes que mesmo que não vejam resultados diretos de saúde ao cozinhar com açafrão, pensem em usá-lo como outra maneira de adicionar antioxidantes à sua dieta e sabor à sua culinária”, recomenda.
ALIVIE A DOR DE GARGANTA COM A ESPECIARIA
Ward explica: “por causa de seus efeitos anti-inflamatórios, basta combinar açafrão-da-terra fresco ou seco com chá ou água quente. Você também pode misturar açafrão seco com água morna e sal marinho, fazendo um gargarejo com a mistura para reduzir a dor e inflamação na garganta”.
PENSE ALÉM DE CURRY
“Embora o açafrão-da-terra seja tradicionalmente associado à culinária indiana, há muitas outras maneiras de usá-lo”, explica Lydon. “A minha maneira favorita é polvilhá-lo em ovos mexidos com couve, mas também adiciono às vitaminas ou shakes, legumes assados e sopas”.
FRESCO VERSUS SECO (EM PÓ)
O açafrão-da-terra fresco está se tornando mais disponível em supermercados, e geralmente é encontrado ao lado do gengibre. O sabor é menos amargo do que a sua versão seca, e ultimamente se tornou um ingrediente popular nas lojas de sucos. Mas, de acordo com Lair, “para um efeito terapêutico, a versão em pó seria a desejada. É preciso uma grande quantidade de açafrão fresco para alcançar a concentração ideal do tubérculo quando em pó”.
MAS VÁ COM CALMA AO INCLUIR CURCUMINA NA DIETA
“Seja cauteloso ao incorporar açafrão-da-terra e a curcumina em sua dieta”, adverte Ward. “Mesmo que seja bom para a digestão, algumas pessoas sentem desconforto gastrointestinal. Minha recomendação é ir devagar e descontinuar o seu uso se sentir algum sintoma negativo”.
Lydon também adverte: “consumir muito açafrão pode resultar em efeitos colaterais indesejados para aqueles com diabetes, problemas de vesícula biliar e doenças de refluxo gastroesofágicos (DRGE). Gestantes e pessoas que tomam anticoagulantes devem consultar seu profissional de saúde responsável”, finaliza.
Artigo traduzido por Essential Nutrition
Artigo na íntegra:
https://www.foodnetwork.com/healthy/packages/healthy-every-week/healthy-tips/turmeric