Confira o e-book da Harvard Health Publishing sobre inflamação.
Em todo o mundo, mais de 1,9 bilhão de pessoas são consideradas com sobrepeso e mais de 650 milhões são obesas. A prevalência da obesidade dobrou desde 1980. Com ela, complicações como diabetes tipo 2 e síndrome metabólica (que preparam o palco para doenças cardíacas) se tornaram extremamente comuns e causaram um impacto devastador na população mundial. Ambos são problemas metabólicos, o que significa que envolvem a desregulação do metabolismo (processos celulares de conversão de proteínas, carboidratos e gorduras em energia e conversão da energia armazenada em crescimento).
Como esses processos ocorrem em todo o corpo, os problemas metabólicos podem afetar vários órgãos — entre eles, o pâncreas, o fígado, o coração, os músculos e o cérebro. Nas últimas duas décadas, pesquisadores começaram a traçar uma linha clara conectando o excesso de peso com a desregulação metabólica e a inflamação — especificamente, a inflamação constante e de baixo grau desencadeada metabolicamente.
Chamada de metainflamação, ela desempenha um papel importante tanto na diabetes tipo 2 como na síndrome metabólica.
Entenda a relação da inflamação com as doenças metabólicas e conheça estratégias para combatê-las. Leia o e-book “Combatendo a inflamação”, um material exclusivo da Harvard Health Publishing, traduzido e disponibilizado especialmente para você.
Copyright 2020 pela Harvard University. Para termos de uso, consulte https://www.health.harvard.edu/terms-of-use. Copyright 2020 pela Harvard University. Para mais informações veja https://www.health.harvard.edu/terms-of-use Essentia Group é o único responsável pela precisão e adequação desta tradução.
As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Assim, as informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. Por fim, nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.