Uma solução nutritiva para dietas mais restritivas, como a vegana, a levedura nutricional não contém glúten nem lactose e é uma excelente fonte para reforçar micronutrientes, proteínas e fibras na alimentação.
Você sabe o que é levedura nutricional? O superalimento é enriquecido de nutrientes que colaboram para o bom funcionamento do organismo e fortalecimento do sistema imune.
Para entender mais sobre o assunto, acompanhe o que é levedura nutricional, seus benefícios e como incluí-la no seu plano alimentar.
O que é levedura nutricional?
Também conhecida como “nutritional yeast”, a levedura nutricional é um alimento funcional feito com a Saccharomyces cerevisiae, a mesma espécie utilizada na produção de pão e cerveja, mas em estágios de ativação diferentes. Apresenta na sua composição importantes proteínas, vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.
Para que serve a levedura nutricional?
Para ser utilizada na alimentação, a levedura nutricional é encontrada em pó ou em flocos, tem um sabor semelhante ao queijo e serve como tempero para diversas receitas, além de aumentar o valor nutricional delas.
Ativas x inativas
Para entender o que é levedura nutricional, é importante saber que a Saccharomyces cerevisiae pode ser apresentada de duas formas: ativa ou inativa.
A ativa, ou viva, é a levedura chamada de fermentativa. É aquela utilizada na fabricação de cervejas, kombuchas e pães, por exemplo.
Já a inativa é a levedura exposta a altas temperaturas e desativada, processo que impede a fermentação, como é o caso da levedura nutricional. Ainda, para o consumo como alimento ou suplemento, é fortificada com importantes vitaminas e minerais, o que aumenta o seu caráter saudável e nutritivo.
Levedura rica em betaglucana
Uma das características da Saccharomyces cerevisiae é que a levedura é fonte de betaglucana, um tipo específico de fibra que é reconhecida pelos receptores das células do nosso sistema de defesa.
Ao se conectar às células do sistema imune, o polissacarídeo estimula ações antimicrobianas e contribui para o fortalecimento da imunidade. Ainda, a betaglucana ajuda a regular a glicemia e o colesterol e pode ser encontrada em fungos e outros cereais, além da levedura.
Quais são os benefícios da levedura nutricional?
O alimento pode ser enriquecido com outros nutrientes e potencializado em suas características funcionais. Por isso, é importante conhecer a composição da levedura nutricional para avaliar seus benefícios, que podem ser potencializados no processo de produção.
Veja alguns deles:
- Ação antioxidante: o alimento contém glutationa, um poderoso antioxidante que ajuda a prevenir o envelhecimento, doenças crônicas e a proteger o organismo do estresse oxidativo.
- Controle do colesterol e glicemia: ajuda a reduzir a absorção do colesterol e auxilia no controle da glicemia.
- Dieta vegana: leveduras são micro-organismos categorizados no reino dos fungos. Assim como os cogumelos, são alternativas para a alimentação de veganos.
- Alérgicos: para quem tem restrições com queijo (por ser derivado do leite), a levedura nutricional pode substituí-lo em preparos e molhos. O sabor do alimento é muito próximo ao do queijo parmesão.
- Reforço da imunidade: fortalece o sistema imunológico não só pela atuação da betaglucana, mas também pela presença das vitaminas do complexo B e importantes minerais que ajudam na resposta do sistema imune, como zinco e selênio.
- Saúde da pele: os minerais, proteínas e vitaminas que beneficiam a pele e os cabelos estão presentes na composição da levedura nutricional, como as do complexo B.
Como incluir levedura nutricional na alimentação?
O sabor da levedura nutricional tem notas que remetem ao salgado e fermentado de queijos como o parmesão, umami e noz. Veja algumas sugestões para incluir o alimento na sua rotina:
- Na finalização de pratos, para temperar.
- Como substituto do queijo ralado.
- Em receitas, para substituir farinhas.
- Como ingrediente de molhos.
- Para engrossar misturas de preparos culinários.
A composição da levedura nutricional faz dela um alimento nutritivo e com benefícios que impactam na saúde.
Se o seu objetivo é fortalecer a imunidade, você também pode recorrer a produtos com betaglucana de levedura na composição, como o Immuno Whey.