Uma nova pesquisa sugere que os pais que lutam para que seus filhos sigam uma dieta saudável devem considerar tornar a hora da refeição uma experiência agradável.
O estudo encontrou que uma atmosfera emocional mais feliz durante as refeições permite aos pré-escolares fazer escolhas alimentares mais saudáveis.
“Ter mais refeições positivas, onde as pessoas se divertem, onde há calor mútuo e engajamento, torna um pouco mais fácil para as crianças se aproximarem de alimentos saudáveis”, afirmou a autora principal Jaclyn Saltzman, doutoranda no departamento de estudos do desenvolvimento humano e família na Universidade de Illinois.
E isso é especialmente importante em crianças pequenas, ela observou.
“Os comportamentos alimentares que você tem no início da infância podem acompanhar mais tarde na vida”, disse Saltzman em um comunicado de imprensa da universidade.
“Os pré-escolares são únicos porque já possuem uma dieta semelhante aos adultos, mas suas escolhas alimentares ainda estão sob o controle de seus pais. Então gostaríamos de observar o efeito dos pais sobre os filhos e o estudo nos dá essa oportunidade”, acrescentou.
Para o estudo, 74 pais de crianças entre 3 e 5 anos responderam dois questionários sobre as refeições ao longo de dois anos. Durante esse período, os pesquisadores realizaram uma visita domiciliar para observar a família durante as refeições. Eles rastrearam as emoções positivas e negativas expressas tanto pelas mães quanto pelos filhos.
Depois de observar como as mães e seus filhos interagiam, os pesquisadores descobriram que uma refeição mais agradável ou feliz teve um efeito positivo sobre o que as crianças consumiram.
No geral, as crianças comeram, em média, cerca de uma porção a mais de frutas, vegetais ou um produto proteico à base de soja durante as refeições mais positivas, revelou o estudo.
“Ficamos felizes em ver que as famílias que são mais positivas durante suas refeições parecem ter filhos que comem um pouco mais de alimentos saudáveis”, disse Saltzman.
Os pesquisadores também consideraram como ajudar os pais a criar um humor mais positivo durante as refeições.
Eles descobriram que incluir as crianças nas compras, bem como no planejamento e preparação de refeições, ajuda a gerar emoções mais positivas sobre o alimento.
“Em primeiro lugar, eu não digo aos pais apenas serem mais positivos, apenas terem um sorriso no rosto, porque ao lidar com uma criança exigente/muito seletiva ou outro tipo de desafio isso simplesmente não vai funcionar”, afirmou Saltzman.
Outras sugestões que podem ajudar seu filho a comer melhor, segundo a pesquisa.
- Seja claro sobre o que é esperado durante as refeições.
- Estabeleça uma rotina, comendo quase ao mesmo horário e no mesmo ambiente diariamente.
- Atribua tarefas individuais para as crianças, como colocar os pratos e talheres na mesa.
- Lembre as crianças para se expressarem com palavras e não através do grito quando estão chateadas.
- Não force. Os pais devem encorajar seus filhos a experimentar novos alimentos, mas depois de várias tentativas, aceitem. As crianças não precisam gostar de tudo.
- Fique calmo. Os pais devem tentar técnicas como exercícios de respiração para ajudá-los a manter suas emoções sob controle.
O estudo foi publicado no Journal of Pediatric Psychology.
Fonte:
https://medlineplus.gov/news/fullstory_169046.html