Ter o hábito de treinar todos os dias depende muito da motivação pessoal de cada um. Confira neste texto algumas dicas para manter o foco nos seus objetivos e o entusiasmo na rotina de treinos.

Da busca por um estilo de vida saudável, até o desejo de superar limites pessoais, muitas pessoas esbarram em um obstáculo: a motivação para manter uma rotina de treino. Como encontrar estímulo com tantas prioridades, e até mesmo distrações, em meio às atividades do dia a dia?

A verdade é que ter motivação para treinar diariamente pode parecer uma tarefa desafiadora. No entanto, é justamente na constância e frequência que se alcança os objetivos e se mantém os resultados. 

Neste texto, entenda a importância da motivação e como cultivá-la para ter uma rotina de exercícios prazerosa, mas também sustentável em longo prazo.

A importância da motivação nos treinos

Para ter saúde e bem-estar, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana (ou atividade física vigorosa equivalente) para todos os adultos, e uma média de 60 minutos de atividade física aeróbica moderada por dia para crianças e adolescentes.

Porém, até mesmo conseguir manter uma quantidade mínima de exercício diário pode ser difícil se a pessoa não se sente motivada.

É a motivação que desempenha um papel fundamental nos treinos, impulsionando tanto a performance física quanto a mental. Quando estamos motivados, ficamos mais propensos a:

  • Manter uma rotina de exercícios consistente;
  • Priorizar o treino em relação a outras atividades menos importantes;
  • Estabelecer e alcançar metas;
  • Superar desafios e evoluir;
  • Encontrar prazer no treino;
  • Superar momentos de desânimo e cansaço;
  • Observar e manter os resultados.

Dicas para ter motivação para treinar

Mesmo com todos os benefícios do exercício físico, é normal passar por momentos de falta de motivação para treinar. Felizmente, existem várias estratégias que podem ajudar a fazer com que você se sinta empolgado para se exercitar regularmente.

Tenha um objetivo e estabeleça metas atingíveis

Busque entender o que te faz querer treinar como: melhorar a saúde, ter mais disposição, fortalecer os músculos, emagrecer ou apenas sentir a boa sensação que o exercício traz. Definir objetivos é um dos passos iniciais para manter a motivação para treinar.

Além disso, as metas devem ser atingíveis, mensuráveis e realistas, respeitando seus limites e a sua realidade. Estabeleça metas alcançáveis e de curto prazo, como por exemplo: começar a treinar 30 minutos, 3 vezes por semana. Ou ainda: correr 2km na primeira semana, 3km na segunda, e assim sucessivamente.

À medida em que conquistar suas metas e ganhar motivação, você pode ir evoluindo ou adequando a sua jornada de treinos. Assim, você cria oportunidades de celebrar os progressos, o que alimenta a sua motivação em longo prazo, e cria-se o hábito. 

A importância de definir bem as metas

Você sabia que grande parte dos frequentadores de academia desiste de treinar nos primeiros meses da nova rotina? Um estudo que avaliou os registros de 5.240 frequentadores de academia no Rio de Janeiro, entre janeiro de 2005 e junho de 2014, revelou que a maioria dos novos membros (63%) desistiram das atividades antes do terceiro mês. Os engajados por mais de 12 meses consecutivos representaram menos de 4%.

Para 68,1% das pessoas envolvidas nesse estudo, a “perda de peso” foi a motivação mais prevalente para iniciar um programa de exercícios, mas foi também significativamente relacionada com uma maior probabilidade de abandono precoce. Isso, porque perder peso é algo que ocorre em longo prazo e que depende de outros fatores que devem ser considerados ao estabelecer a sua meta, a fim de diminuir as chances de frustração e abandono do plano.

Escolha uma atividade que você goste

As suas chances de continuar com os treinos diariamente aumentam quando o exercício deixa de ser apenas uma obrigação para ser um momento de prazer, autocuidado e até diversão.

Escolher uma atividade que você se identifique é essencial para isso. Se você não gosta de exercícios em ambiente fechado, tente uma corrida externa. Se você prefere fazer a atividade acompanhado, procure um esporte coletivo. Você não precisa acertar de primeira. Permita-se explorar diferentes modalidades até encontrar a mais adequada ao seu perfil e realidade. 

Lembre-se: antes feito do que perfeito

Você já deve ter ouvido essa frase e ela se encaixa em muitos aspectos da vida, entre eles a busca por uma rotina eficaz de exercícios físicos. Muitas vezes, a busca pela perfeição pode gerar um efeito contrário, levando à procrastinação e à falta de progresso. 

É preciso buscar sempre o equilíbrio, respeitando limites e metas com base na rotina de cada pessoa. Treinar duas vezes por semana, por exemplo, é melhor do que nada. Treinar quatro vezes por semana é melhor do que duas, e assim por diante. 

O importante é não desistir nas primeiras dificuldades ou deixar de treinar porque as metas parecem inalcançáveis naquele momento. 

Acompanhe o seu desempenho e comemore conquistas

Manter uma rotina de exercícios físicos nem sempre é fácil. Há dias em que você pode sentir mais cansaço, dores, um certo desconforto ou simplesmente querer ficar na cama mais alguns minutos. Nesses dias, pode até dar vontade de desistir ou não sentir tanto prazer com a atividade física, mesmo que seja algo que você faz com frequência e se sente bem.

Para manter a motivação para treinar diariamente, registre sua evolução através da perda ou ganho de peso, do desempenho cardiovascular, aumento de força e outras métricas importantes para o seu objetivo.

Caso as mudanças ainda não sejam tão visíveis, tente anotar melhorias no seu bem-estar como: conseguir subir as escadas sem ficar ofegante, dormir melhor, sentir mais disposição, melhorar algum exame laboratorial ou ter mais ânimo para o trabalho.

Faça parcerias, tenha um personal ou participe de grupos

Ter um parceiro de treino pode fornecer uma dose extra de motivação. Juntos, vocês podem compartilhar metas, desafios e sucessos, criando um ambiente de encorajamento mútuo. Além disso, a presença de um parceiro de treino pode tornar os exercícios mais divertidos e interessantes.

Uma pesquisa realizada com idosos praticantes de atividade física em Curitiba (PR) revelou que a influência de amigos, vizinhos e parentes foram fatores relevantes para o início da prática da atividade física. Os participantes praticavam caminhada de forma independente ou ginástica dentro de um programa social.

O grupo da caminhada disse que escolheu a atividade por preferência. Por outro lado, o grupo envolvido em atividades ginásticas associou mais o prazer pela prática à oportunidade de interagir com outros idosos do que a uma afinidade direta com a atividade física em si. Os membros desse grupo destacaram a importância das amizades e do sentimento de pertencimento a um grupo como elementos cruciais para manter seu envolvimento na prática de exercícios físicos.

Priorize uma alimentação equilibrada

O que você coloca no prato também pode ser essencial para ter mais motivação para treinar. Alguns alimentos são responsáveis por proporcionar mais energia por serem fontes de carboidratos, proteínas ou boas fontes de gordura, além de vitaminas e minerais. Já o consumo excessivo de alimentos industrializados ricos em açúcar e gordura saturada pode piorar o desempenho, proporcionar mais fadiga e até prejudicar o sono.

A pesquisa Time Course and Determinants of Individual Motivation among Women Enrolled in a Diet and Physical Activity Primary Prevention Trial que analisou a ligação entre a dieta e a motivação para participar de mudanças relacionadas à dieta e à atividade física de mulheres na pós-menopausa dá uma ideia dessa relação. 

O grupo foi dividido em 4 subgrupos: mudança na dieta, mudança na alimentação, mudança na dieta + alimentação e controle. Ao longo de dois anos, as participantes foram solicitadas a avaliar a importância da mudança em seu estilo de vida (alimentação e/ou exercícios físicos), a confiança em sua capacidade de implementar essas mudanças e sua disposição para participar de estudos relacionados ao estilo de vida. 

As participantes com hábitos alimentares e estilos de vida mais saudáveis anteriormente, com consumo elevado de frutas e vegetais, baixo consumo de carne vermelha e atividade física regular, exibiram maior motivação desde o início e ao longo do estudo. 

Além disso, as mulheres designadas para qualquer um dos grupos de intervenção demonstraram maior motivação do que aquelas no grupo de controle. 

Estimule o seu foco

Ter foco para treinar pode ser tão desafiador quanto ter motivação. A boa notícia é que você pode lançar mão de algumas substâncias que ajudam a manter a mente focada no objetivo. 

Cafeína

A cafeína é muito conhecida como uma substância que auxilia na manutenção do foco e da concentração. Ela é capaz de aumentar os níveis de neurotransmissores, como a noradrenalina e a dopamina, que estão envolvidos na regulação do estado de alerta e da atenção. 

Esse aumento na atividade cerebral resulta em uma sensação de vigilância e foco aprimorados, tornando mais fácil para a mente permanecer engajada em tarefas específicas. Ela tem o potencial de diminuir a sensação de fadiga e tem efeito ergogênico, ou seja, de aumentar a energia, o que pode ajudar a aumentar o desempenho no treino. 

L-teanina

Outra opção é a L-teanina, um aminoácido encontrado principalmente no chá verde. Seu efeito calmante sobre o cérebro promove um estado de relaxamento sem causar sonolência, ajudando a manter a mente centrada e alerta. 

Ainda, ela também estimula a produção de neurotransmissores associados ao humor e à motivação, contribuindo também para estimular o foco.

Taurina e gengibre

A taurina e o gengibre também podem ajudar na motivação devido ao seu poder de concentração e foco. A primeira tem a capacidade de acalmar o cérebro, favorecendo um estado de atenção relaxada. Também ajuda na diminuição da fadiga dos músculos, fortalecimento da contração muscular e aumento da resistência física e do desempenho atlético. 

Já o segundo, é conhecido por ser rico em vitaminas e minerais, além de estimular a metabolização de gorduras pelo organismo. A espécie Alpinia galanga, em especial, conhecida como gengibre tailandês, é utilizada há séculos na Ayurveda, como um nootrópico natural (substância que melhora o desempenho cerebral). Ao equilibrar o efeito estimulante da cafeína, o gengibre tailandês pode prolongar o estado de alerta sem causar o efeito rebote da cafeína.

Esses compostos e nutrientes também são encontrados em formulações que auxiliam a ter mais foco e atenção para treinar diariamente e conquistar a motivação que faltava na sua rotina. Conheça algumas opções de suplementos.

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Assim, as informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. Por fim, nunca desconsidere o conselho médico ou demore para procurar ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.

HAPPY THEANINE

250mg de L-teanina pura e concentrada

R$160,00
R$0,00

Brainstorm Coffee

Café com cacau e especiarias

R$130,00
R$0,00

Brainstorm Coffee Caramel Latte

Uma superfórmula com café, leite de coco e notas de caramelo que vai garantir mais foco e disposição para as suas atividades. Experimente!

R$130,00
R$0,00

Quantum Leap

Bebida para foco, concentração e recuperação.

R$15,00
R$0,00

BARBOZA EIRAS, S. et al. “R.  Fatores de adesão e manutenção da prática de atividade física por parte de idosos”. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. 2010.

GONÇALVES, Marina et al. Motivação à prática de atividades físicas: um estudo com praticantes não-atletas. Psico-usf (impresso).2010.

SPERANDEI, Sandro et al. “Adherence to physical activity in an unsupervised setting: Explanatory variables for high attrition rates among fitness center members.” Journal of science and medicine in sport. 2016.