Saiba como o nosso corpo gera energia e a importância da ATP (trifosfato de adenosina) nesse mecanismo. Leia o trecho do e-book desenvolvido pela Harvard Health Publishing sobre o assunto.
A palavra “energia” pode significar muitas coisas. Para a maioria de nós, significa ter força e vitalidade para fazer o que queremos – mover, pensar, trabalhar, brincar. Já para os biólogos, energia é o poder gerado nas células.
Todo ser vivo produz energia. A energia permite que nossos corações batam, que o sistema digestivo atue nos alimentos, que os músculos se movam e os nossos cérebros pensem. Sem energia, você não conseguiria respirar ou levantar da cadeira. Você precisa de energia mesmo quando está em repouso, para que seu corpo realize as funções biológicas básicas.
Mas você tem energia suficiente para se sentir bem na maior parte do tempo e enfrentar os desafios diários com vigor? Você tem ânimo suficiente para aguentar um longo dia de trabalho ou para poder levantar pesos na academia, passear nas férias ou cuidar do jardim? Seu corpo pode estar produzindo energia, mas você se sente com energia? Para a maioria das pessoas, esse é o verdadeiro problema quando surge o tema da energia.
Energia física: o que é ATP?
Embora tenhamos a tendência de pensar na energia como um fenômeno único, ela contém componentes físicos e mentais. No nível físico, seu cérebro e seus músculos são máquinas. Como todas as máquinas, músculos e células cerebrais devem ter combustível para movê-los.
O combustível de que precisam — a fonte primária de energia para todas as células do corpo — é uma molécula chamada trifosfato de adenosina, ou ATP. O corpo produz ATP a partir do oxigênio que você respira e da comida que você ingere .
Os três principais constituintes dos alimentos – carboidratos, gorduras e proteínas – são decompostos durante a digestão em pedaços menores, e cada um deles pode sofrer reações químicas que geram ATP. Se não forem necessários no momento, eles podem ser armazenados no corpo para uso futuro.
Seu corpo produz ATP muito rapidamente, conforme necessário. Quando a demanda aumenta – como quando você está se exercitando – a sua produção deve aumentar. Para isso, o corpo utiliza a glicose armazenada nos músculos e no fígado, bem como as gorduras armazenadas no corpo.
A capacidade do seu corpo de criar ATP é crucial porque determina sua capacidade de esforço físico. E o inverso também é verdadeiro: seu condicionamento físico influencia tanto o quão bem você pode gerar ATP quanto a eficiência com que você o usa. Portanto, por mais contra-intuitivo que pareça, o exercício não apenas gasta energia, mas também desempenha um papel em ajudar a gerá-la. Em contraste, um estilo de vida sedentário, em vez de acumular energia, a esgota. O sono insuficiente também pode reduzir sua capacidade de produzir ATP.
Assim, você pode ver que a dieta, os exercícios e o sono desempenham papéis importantes na produção de energia do seu corpo. Todos os três são discutidos em mais detalhes no e-book “Aumentando sua energia” desenvolvido pela Harvard Health Publishing e traduzido por nós especialmente para você. Receba no seu e-mail o material completo!
Copyright 2020 pela Harvard University. Para termos de uso, consulte https://www.health.harvard.edu/terms-of-use. Copyright 2020 pela Harvard University. Para mais informações, veja https://www.health.harvard.edu/terms-of-use Essentia Group é o único responsável pela precisão e adequação desta tradução.