O suplemento de ômega-3 na forma líquida atende pessoas com dificuldade em ingerir cápsulas. É preciso, no entanto, se manter atento à qualidade, além do sabor e da forma escolhida. Saiba como identificar o melhor.
Os benefícios do ômega-3 como suplemento nutricional são reconhecidos por médicos e nutricionistas. Mas o formato tradicional de apresentação, em cápsulas, pode ser um limitante para algumas pessoas. Crianças, idosos e adultos com dificuldade de ingerir cápsulas podem acabar privados desse importante suplemento.
Por outro lado, o desenvolvimento do ômega-3 líquido sempre teve o desafio para mascarar o forte gosto peculiar do óleo de peixe. Saiba neste texto como este obstáculo foi superado e também quais são os principais cuidados na hora de escolher o melhor suplemento de ômega-3 líquido.
Sabor: um dos principais desafios
Ingerir cápsulas de ômega-3 é uma dificuldade recorrente para crianças. Algumas mães costumam perfurar as cápsulas e misturar o óleo com alimentos para que seus filhos possam receber os benefícios do óleo de peixe. Mas o gosto forte, muitas vezes, acaba por limitar o sucesso dessa tática materna.
Com isso em mente, foi desenvolvida a tecnologia Taste Free. Foram dois anos de pesquisas e testes até chegar à fórmula certa, que combina aromatizantes naturais para tornar o gosto do ômega-3 palatável. Isso tudo em uma solução oleosa que não oxida, mantendo todas as propriedades do suplemento. Assim, a versão líquida apresenta sabor de mix de frutas.
Meio: emulsão x solução oleosa
Durante o desenvolvimento, uma das questões avaliadas foi em qual meio o óleo de ômega-3 líquido seria incorporado: em uma emulsão ou uma solução oleosa. A escolha final foi pela solução oleosa por apresentar maior estabilidade que a emulsão.
Além disso, pesquisas indicam que os emulsificantes, substâncias usadas para produzir a emulsão, alteram a composição da microbiota do intestino. Esta alteração leva a um aumento na inflamação, que tem sido associado com diversos problemas de saúde.
Qualidade: origem da matéria-prima
Mas nada disso faria sentido se o ômega-3 não tivesse um padrão de qualidade e pureza. É fundamental ficar sempre atento à origem da matéria-prima utilizada na produção deste suplemento.
É importante ter certeza de que o suplemento escolhido tenha sua principal matéria-prima extraída de peixes que vivem em águas livres de substâncias químicas decorrentes da atividade industrial. Isso porque é exatamente no tecido gorduroso dos peixes que os compostos químicos formados pela poluição se acumulam.
Forma: triglicerídeos (TG) ou etil éster (EE)
O óleo de peixe está disponível na natureza na forma de triglicerídeos. É assim que nosso organismo consegue absorvê-lo melhor. Porém, a maioria dos suplementos o entrega na forma de etil éster. Desta forma, ao ser ingerido ele precisa ser transformado pelo corpo em triglicerídeo. E neste processo o aproveitamento de seus benefícios pelo organismo é reduzido.
Tanto o ômega-3 líquido quanto a versão em cápsulas são encontrados na forma de TG ou EE. Logo, a forma TG ganha destaque por ter uma melhor absorção.
Concentração: EPA e DHA
A conversão do ácido alfalinolênico (ALA) em ácidos graxos EPA e DHA é feita através de uma reação enzimática.
Vale lembrar que os principais benefícios do EPA estão relacionados à saúde cardiovascular e problemas circulatórios. Já o DHA é um ótimo alimento para o cérebro, uma vez que metade dele é composto de gordura.
Indicação: ômega-3 líquido para crianças
É importante destacar que as membranas celulares do cérebro são majoritariamente compostas por gorduras poli-insaturadas, e há estudos que indicam que essas gorduras são importantes para a transmissão de sinais entre as células nervosas e a regulamentação dos sistemas de sinalização no cérebro.
Assim, o ômega-3 é recomendado na infância por contribuir com importantes funções relacionadas à cognição, como:
-
processamento mental, aprendizado e memória;
-
desenvolvimento psicomotor e coordenação;
-
prevenção do déficit de atenção.
Somado a isso, é válido lembrar que os efeitos do ômega-3 no desenvolvimento infantil começam mesmo antes do nascimento. Isso porque a suplementação do nutriente durante a gravidez é muito importante, incluindo a construção de resiliência neuronal e até mesmo a prevenção de depressão pós-parto.
Diante disso, fica evidente que o ômega-3 é um nutriente importante para o desenvolvimento das crianças, e a sua versão líquida é uma boa alternativa para oferecer o suplemento de uma forma mais palatável aos pequenos e para quem tem dificuldade ou restrições com cápsulas.
Que tal complementar seus conhecimentos sobre o assunto e conferir o ômega-3 líquido da Essential Nutrition? Acesse e leia o conteúdo completo sobre o produto, as respostas para as principais dúvidas e indicações de uso.