Estudos evidenciam que os peptídeos de colágeno são absorvidos facilmente pelo corpo e que podem ser eficazes para cuidar da pele e evitar o envelhecimento da pele.
A pele, nossa principal barreira ao ambiente externo, está diariamente exposta e sujeita às condições ambientais e ao processo de envelhecimento cutâneo natural. Além disso, ela também é afetada por agentes externos, como:
Aceleram a formação de rugas, o aparecimento de manchas e espessamento da pele.
Adotar uma rotina nutricional adequada e balanceada, com a presença de elementos cruciais à sua manutenção, é a principal e mais eficaz estratégia para manter uma pele saudável. Porém, a alimentação pode não ser suficiente para fornecer a quantidade ideal de nutrientes que nosso organismo precisa, e, a partir de 30 anos, a capacidade do organismo de se reabastecer de colágeno naturalmente diminui cerca de 1,5% ao ano.
A relação do colágeno com o envelhecimento cutâneo
As fibras de colágeno se quebram provocando efeitos nas articulações ou conferindo uma aparência flácida e envelhecida à pele. Por isso, uma forma de ajudar a regeneração do colágeno é fornecer seus precursores através de suplementação para que o organismo produza o que foi desgastado.
Nesse sentido, o colágeno é a proteína mais abundante do corpo humano, representando 25% do total de proteínas. Como maior constituinte do tecido conectivo – pele, cartilagens, tendões, ossos – sua importância é enorme para a saúde cutânea e das articulações.
As propriedades únicas das fibras de colágeno proporcionam integridade estrutural à pele. O colágeno e a elastina formam também a matriz extracelular – substância que preenche o espaço entre as células do tecido conjuntivo e confere estrutura, elasticidade e firmeza à pele.
Os efeitos dos peptídeos de colágeno
Pesquisas clínicas avaliaram os efeitos do uso diário de suplementação de peptídeos de colágeno tipo I em mulheres acima de 40 anos de idade.
Os peptídeos de colágeno são o colágeno hidrolisado, com tamanho molecular reduzido, capazes de prevenir e reverter os sinais de envelhecimento cutâneo.
Peptídeos de colágeno marcados radioativamente
Hidroxiprolina se acumulou
principalmente na pele e nas
articulações.
90% dos peptídeos
de colágeno foram absorvidos com quantidades mensuráveis acumuladas na região da pele e articulações.
Outras investigações também analisaram e quantificaram o perfil de aminoácidos absorvidos na corrente sanguínea:
Ingestão de 8g de peptídeos de colágeno
1 hora após
Ainda sobre a absorção, outro estudo demonstrou que esse pico é dependente da quantidade de peptídeos de colágeno ingerida, ou seja, quanto maior a dose de colágeno, maior a concentração de aminoácidos no sangue.
O Resultado:
Aumento de 28%
na hidratação da pele
Redução de 30%
nas rugas profundas
Melhora das unhas
Melhora do aspecto da pele, com
redução do grau de celulite
Diante dos dados expostos, as evidências demonstram os benefícios da suplementação de colágeno para a saúde da pele e articulações.
Para saber mais sobre suplementos para evitar o envelhecimento cutâneo, siga a leitura com o post “Suplementação com peptídeos de colágeno. Qual a melhor opção”.
Artigo traduzido por Essential Nutrition