Aproximadamente, 30 por cento das pessoas acima de 65 anos sofrem quedas anualmente, segundo a revisão deCochrane Collaboration – organização internacional sem fins lucrativos, independente, da qual fazem parte mais de 28.000 voluntários em mais de 100 países, que organiza de forma sistemática os resultados das investigações em medicina. Com base neste dado, recentemente, cientistas investigaram as intervenções para reduzir essas quedas e nomearam as que efetivamente funcionavam. Sabendo como reduzir o risco de queda, a principal causa de lesão, daremos um grande passo em direção à prevenção.

A partir dos 65 anos, o risco de cair aumenta a cada década de vida. As consequências em longo prazo são lesões, como fraturas de quadril e lesões cerebrais traumáticas (TCE), e que pode impactar a saúde e a independência. Felizmente, as quedas não são uma parte inevitável do envelhecimento. Na verdade, muitas quedas podem ser evitadas. A seguir, os resultados do estudo:

  • Intervenções que focaram em exercício em grupo, reduziram a taxa de quedas, em média, 29%. O mesmo tipo de programa de exercícios feitos em casa fez ainda melhor, com uma redução de queda de 32%.
  • Programas de exercício como o Tai Chi baseados em movimentos suaves de equilíbrio reduziram o risco de queda em 29%.
  • Como cerca de metade das quedas ocorrem em casa, a remoção de quaisquer perigos potenciais, como superfícies escorregadias, tapetes moles, desordem e falta de iluminação, reduziu as taxas de queda em 19%.
  • Uma das principais causas de queda é a visão deficiente. E as duas principais causas visuais para isso são catarata e óculos multifocais, como lentes bifocais e multifocais. Quando os indivíduos com catarata faziam a cirurgia para a remoção, suas taxas de quedas caiam 44%. Da mesma forma, quando os que caiam com frequência receberam óculos de lente única, em vez de seus óculos multifocais, suas taxas de quedas significativamente diminuíam.
  • A maior causa de quedas foram os remédios para insônia, ansiedade e problemas de humor que, quando retirados o número de quedas caiu 66%.

 

Em 2004, uma meta análise publicada no JAMA (Journal of the American Medical Association), concluiu que a suplementação com vitamina D poderia ajudar na prevenção de quedas. Lembre-se que tomar sol diariamente por um curto período de tempo é outra maneira funcional de obter a vitamina D. A terapia hormonal também vem mostrando efeitos positivos, bem como os suplementos multivitamínicos.  Mas, para isso, procure um médico versado e mantenha-se informado.

Os artigos aqui postados não necessariamente expressam a visão da Empresa 

Referências:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22972103
http://www.bmj.com/rapid-response/2011/10/30/jama-meta-analysis-finds-vitamin-d-supplements-help-prevent-falls

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.”