Batendo em média mais de 100.000 vezes por dia, o que soma a aproximadamente 36 milhões de vezes ao ano, seu coração é um pequeno grande órgão que trabalha arduamente.  Assim como o exercício fortalece outros músculos do seu corpo, ele ajuda o músculo cardíaco a se tornar mais eficiente e mais capaz de bombear o sangue por todo o corpo. Mas, e se você soubesse que além do exercício, existe algo que pode ajudar seu coração a bombear a mesma quantidade de sangue sem precisar de tantos batimentos diários… ou anuais?

Um estudo recente publicado no British Journal of Nutrition, “Intrinsic heart rate recovery after dynamic exercise is improved with an increased omega-3 index in healthy males” (em português, “Recuperação da frequência cardíaca intrínseca após exercício dinâmico é melhorada com um aumento do índice de ômega-3 em homens saudáveis”) nos traz essa boa nova.

 

Já sabidamente que o consumo de peixe na dieta contribui para a redução do risco de mortalidade cardíaca, os pesquisadores analisaram um grupo de 26 homens saudáveis, num estudo de design duplo-cego, paralelo, divididos em dois grupos: grupo controle suplementado com 1 g de óleo de soja, 2 vezes/dia, e grupo  ômega suplementado com os ácidos de cadeia longa PUFA (óleo de peixe), DHA (560 mg) e EPA (140 mg). Os níveis sanguíneos de DHA e EPA foram medidos antes e no final da experiência.

 

Como resultado, os níveis sanguíneos no grupo óleo de peixe dobraram. E isso não é tudo.

Os pesquisadores também mediram quantas vezes o coração de cada participante batia durante o exercício moderado. Enquanto não houve mudança no grupo placebo, os corações do grupo óleo de peixe foram capazes de bater 4,5 batidas a menos por minuto para fazer o mesmo nível de exercício. E, se recuperaram duas vezes mais rápido após o exercício vigoroso. O tempo de recuperação é o tempo que leva o seu ritmo cardíaco a voltar ao normal, depois de exercício. Quanto menor o tempo de recuperação, melhor forma cardíaca.

 

Por razões genéticas, muitas pessoas não conseguem produzir DHA e EPA suficientemente. Outras pessoas, devido aos hábitos alimentares e/ou estilo de vida. Assim, para todas essas pessoas, é recomendável ou uma mudança radical nos hábitos alimentares, ou fazer suplementação de óleo de peixe.

Também é preciso cuidado para não se pensar que o consumo de óleo de peixe pode substituir o exercício, mas ele certamente pode aperfeiçoar o seu tempo de treino.

 

Mas, é seguro?

Há estudos que apontam que apenas tomar qualquer óleo de peixe, sem qualidade, pode ser dinheiro jogado fora. Há duas razões para isso. Uma delas é que a menos que você obtenha um óleo de boa procedência, há uma chance significativa de que ele possa estar rançoso. Então se certifique que o preço não é algo que influenciaria sua decisão.

Em segundo lugar, muitos suplementos de óleo de peixe estão contaminados por mercúrio. Isso porque os oceanos estão contaminados. Assim, um bom fabricante de óleo de peixe deve ser capaz de assegurar-lhe que o mercúrio foi removido antes do encapsulamento. Uma certificadora de renome internacional, como a IFOS, deve estar presente no rótulo.

Além desses cuidados, se você estiver tomando anticoagulantes ou antiplaquetários, ou tiver algum distúrbio de sangramento, é indicado consultar seu médico antes de suplementar com óleo de peixe.

Os artigos aqui postados não necessariamente expressam a visão da Empresa.

Referências:
Macartney MJ, Hingley L, Brown MA, Peoples GE, et al. Intrinsic heart rate recovery after dynamic exercise is improved with an increased omega-3 index in healthy males. Br J Nutr. 2014 Dec;112(12):1984-92.

Link do resumo da experiência aqui:
http://journals.cambridge.org/action/displayAbstract?fromPage=online&aid=9446893&fulltextType=RA&fileId=S0007114514003146

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.”