“Alguns estudos epidemiológicos têm mostrado uma correlação positiva entre o consumo de refrigerantes e a incidência de doença cardiovascular (DCV) e acidente vascular cerebral, enquanto outros relatórios têm demonstrado que a ingestão de chá verde e café reduz o risco e mortalidade por doenças cardiovasculares”, disse o pesquisador principal Professor Keijiro Saku, Dean e professor de cardiologia na Universidade de Fukuoka, no Japão.

“Os refrigerantes frequentemente têm demonstrado aumentar o risco de síndrome metabólica e doenças cardiovasculares, tais como a remodelação cardíaca e acidente vascular cerebral subclínica. No entanto, até agora a associação entre a ingestão de grandes quantidades de bebidas carbonatadas e DCV fatal, ou parada cardíaca fora do hospital (sigla em inglês, OHCA), não era clara.”

O estudo comparou a incidência de OHCA ajustada por idade ao consumo de bebidas diversas entre 2005 e 2011 nas 47 províncias do Japão, incluindo 797.422 pacientes que tiveram OHCA de origem cardíaca e não cardíaca doregistro Utstein Registry of Fire and Disaster Management. Os dados sobre o consumo das diversas bebidas por pessoa foi obtido a partir do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão, usando as despesas com bebidas como medida proxy.

A análise incidiu sobre os 785.591 casos de OHCA que receberam reanimação, dos quais 435.064 (55,4%) foram de origem cardíaca e 350.527 (44,6%) de origem não-cardíaca. Aqueles de origem não cardíaca incluíram doença cerebrovascular, doença respiratória, tumor maligno, doença exógena (4,8%, 6,1%, 3,5% e 18,9%, respectivamente).

Os pesquisadores descobriram que as despesas com refrigerantes foram significativamente associadas com OHCA de origem cardíaca (r=0,30, p=0,04), mas não de origem não-cardíaca (r=-0,03, p=0,8).

Gastos com outras bebidas, incluindo chá verde, chá preto, café, cacau, suco de frutas ou vegetais, bebidas de leite fermentados, leite e água mineral não foram significativamente associados com OHCA de origem cardíaca.

“O consumo de refrigerantes foi significativamente e positivamente associado com OHCA de origem cardíaca no Japão, o que indica que os hábitos de bebida pode ter um impacto sobre DCV fatal”, disse o professor Saku. “O ácido em bebidas carbonatadas pode desempenhar um papel importante nesta associação.”

Professor Saku concluiu: “Nossos dados sobre o consumo de bebidas carbonatadas com base nas despesas e a associação com OHCA não é causal. Mas as descobertas indicam que a limitação do consumo de bebidas carbonatadas poderia ser benéfica para a saúde”.

Os artigos aqui postados não necessariamente expressam a visão da Empresa 

Referências:
http://www.escardio.org/The-ESC/Press-Office/Press-releases/Last-5-years/carbonated-drinks-linked-with-out-of-hospital-cardiac-arrest-of-cardiac-origin

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.”