“A simplicidade é a sofisticação suprema”, disse Leonardo Da Vinci.

Simplificar o complexo é talvez uma das virtudes mais subestimadas do nosso tempo. Nos orgulhamo do excesso, dos mais novos equipamentos eletrônicos, de um calendário social completo, ao invés de qualidade no que diz respeito aos relacionamentos, experiências e posses. Até encontramos um estranho sentido de retidão no vício do trabalho. Como orientador pessoal, ou coach, em Nova York, eu me encontro com um grande número de indivíduos com ótimos desempenhos e que muitas vezes não consideram uma vida simples como uma vida bem sucedida, até que conversamos mais a fundo.

Então, pode se tornar desconcertante o momento em que caem em si e descobrem que a simplicidade nunca esteve em primeiro lugar em suas vidas. A felicidade é o objetivo de todos os objetivos e o segredo da felicidade é simplesmente a paz interior. Quando trilhamos o caminho da paz, a simplicidade é que traça o caminhar. O excesso atrapalha.

A verdade é que a simplicidade é libertadora. É natural. Quando exageramos e preenchemos nossas vidas com atravancamentos, tanto material quanto emocional, perdemos o contato com a essência de nós mesmos e com o que importa. Os nossos recursos – tempo, dinheiro, até mesmo energia, são limitados. Espalhando-os de uma maneira escassa não serve a ninguém. Muito menos a você.

Aqui estão cinco dicas fáceis para simplificar sua vida:

1 . Busque qualidade e não quantidade de amizades.

Por um segundo, imagine uma vida sem seus amigos. Quais você mais sente falta? Estas são as pessoas para você investir o seu tempo. Ter 2 a 3 verdadeiros amigos é uma bênção. Ninguém pode ser um verdadeiro, constante e confiável amigo para 11 pessoas.

2 . Pare de ser tão disponível!

Seu e-mail, mensagens ou celular não existem para a conveniência das outras pessoas, mas sim para a sua. Da próxima vez que você for para uma caminhada ou almoçar fora os deixe para trás. Você não precisa ser viciado em sua caixa de mensagens. O mundo pode viver sem você por 45 minutos, eu prometo. Praticando regularmente, isso vai fazer você mais calmo. É garantido.

3 . Limite as suas posses.

Se solte de algumas! Você precisa de nove vestidos pretos? Sete bolsas? Doze pares de botas? Mantenha os seus favoritos: o que você gostaria de salvar em um incêndio. E pare de gastar em coisas que não são necessárias. Seu saldo bancário vai agradecer também.

4 . Agende um tempo ocioso.

Pelo menos uma noite por semana e quatro a seis horas num fim de semana, se comprometa a planejar nada. Neste tempo, seja espontâneo e faça o que sentir melhor. Pode muito bem ser vagar ao redor de casa. Essa possibilidade faz a serenidade sorrir!

5 . Comprometa-se com um mês calmo.

Corte o entretenimento, os gastos e estimulação. Saia menos. Faça coisas na natureza – como ter o seu café no parque e quando você passear com o cachorro à noite, pare por alguns minutos para olhar as estrelas. Observe a simplicidade do universo – nada é tenso, agitado, muito trabalhado. Ele apenas é. Seja parte dessa quietude.

Artigo traduzido por Essential Nutrition
Autora:
Susie Moore
Referências:
http://www.huffingtonpost.com/susie-moore/happiness-tips_b_4794926.html

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.”