Existem benefícios para a saúde associados com um aumento de transpiração durante um treino? Se assim for, há diferença se o suor é induzido por calor (por exemplo, tempo quente) ou por exercício aeróbico?
“Há uma ideia arraigada que é bom ‘suar as coisas para fora'”, disse Oliver Jay , um professor associado de fisiologia do exercício e diretor da Thermal Ergonomics Laboratory da Universidade de Ottawa , no Canadá , e, por extensão , que suando muito durante o exercício é de alguma forma mais saudável do que transpirar discretamente. Mas, na verdade, “a sudorese, por si só, não oferece benefícios para a saúde”, disse o Dr. Jay, além de prevenir o superaquecimento.
Os benefícios decorrem do próprio exercício, e quanto mais intensos, geralmente, maiores os benefícios de saúde.
A temperatura central aumenta durante a atividade física prolongada e vigorosa, e seu corpo deve se livrar desse calor, o que o faz em grande parte, através da transpiração. Quanto mais você se esforça vigorosamente, mais calor interno você produz, e mais você sua. Tal exercício extenuante melhora a saúde através de muitos mecanismos fisiológicos diferentes. Mas transpirar, por si só, não fornece ou amplifica esses efeitos, disse o Dr. Jay.
Essa situação não muda se você estiver suando devido a um ambiente quente. “Suor é suor”, disse ele, você vai suar mais se o ar estiver úmido, porque o suor não evapora com eficiência na umidade, e é a evaporação que realmente resfria o corpo. Mas benefícios adicionais não são ganhos através da roupa encharcada de suor, mas somente a garantia da necessidade de consumir mais água para evitar a perda de líquido.<
Como regra de ouro, beba quando você sentir sede, a fim de que a transpiração não se torne prejudicial.
Artigo traduzido por Essential Nutrition
Autora:
Gretchen Reynolds
Referências:
http://well.blogs.nytimes.com/2013/12/27/ask-well-is-it-good-to-sweat/