De acordo com um novo estudo da Havard School of Public Health (HSPH), homens saudáveis que fizeram diariamente 20 minutos de treinamento com peso obtiveram menos aumento de gordura abdominal relacionada com a idade em comparação com homens que durante a mesma quantidade de tempo fizeram atividades aeróbicas. Os resultados foram melhores quando combinada a musculação com a atividade aeróbica. O exercício aeróbico por si só foi associado a um menor ganho de peso em comparação com o treinamento com peso.

O estudo foi publicado on-line em 22 de dezembro de 2014 em Obesity

“Desde que o envelhecimento está associado à sarcopenia, perda de massa muscular esquelética, é insuficiente se basear apenas no peso corporal para o estudo do envelhecimento saudável”, afirmou a principal autora Rania Mekary, pesquisadora do Departamento de Nutrição da HSPH. “Medir a circunferência da cintura é o melhor indicador da composição corporal saudável entre os adultos mais velhos. Engajar-se em treino de resistência ou, idealmente, combinando-o com o exercício aeróbico pode ajudar os idosos a diminuir a gordura abdominal, aumentando ou preservando a massa muscular.”

Estudos anteriores haviam se concentrado em uma população específica (por exemplo, com excesso de peso ou diabetes tipo 2) e foram de curta duração obtivendo resultados variados. O novo estudo foi de longo prazo com uma grande amostra de homens saudáveis e ampla gama de IMC (índice de massa corporal).

Mekary e seus colegas estudaram a atividade física, circunferência da cintura (em centímetros), e peso corporal de 10.500 homens americanos saudáveis a partir de 40 anos que participaram do Health Professionals Follow-up Study,entre 1996 e 2008. A análise incluiu uma comparação de mudanças nos níveis de atividade dos participantes durante o período de 12 anos para ver quais atividades tiveram o maior efeito sobre suas cinturas. Aqueles que aumentaram a quantidade de tempo gasto em treinamento com peso por 20 minutos/dia obtiveram menor ganho na cintura (-0,67 cm) em comparação com os que similarmente aumentaram a quantidade de tempo gasto com exercícios aeróbicos moderados a vigorosos (-0,33 cm), e trabalho no jardim ou subir escadas (-0,16 cm). Aqueles que aumentaram os seus comportamentos sedentários, como assistir TV, obtiveram um ganho maior na cintura.

“Este estudo destaca a importância do treino com peso na redução da obesidade abdominal, especialmente entre os idosos”, disse Frank Hu, professor de nutrição e epidemiologia na HSPH e autor sênior do estudo. “Para manter um peso e circunferência da cintura saudável, é fundamental incorporar o treinamento com peso ao exercício aeróbico.”

Os artigos aqui postados não necessariamente expressam a visão da Empresa. 

Artigo traduzido por Essential Nutrition
Referências:
http://www.sciencedaily.com/releases/2014/12/141223083958.htm

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.”