O cheiro e a cor da urina podem ser sintomas de doenças e desequilíbrios no seu corpo. Saiba o que eles podem revelar.

Quando vai ao banheiro, você dá uma espiada na urina antes de dar a descarga? Se a resposta for não, talvez seja hora de adotar essa prática. Isso porque uma urina com cheiro forte ou doce, com aparência opaca, ou ainda ardência ao urinar, podem dar pistas do que anda acontecendo em seu corpo. Confira neste texto o que estes e outros sintomas revelam sobre sua saúde.

Cheiro forte (ou ruim)

Que a urina não cheira a rosas todo mundo sabe, mas se o mau cheiro é forte, esta é uma maneira alarmante de sua bexiga dizer-lhe que há algo errado. Mesmo que você se sinta bem e não apresente outros sintomas, preste atenção a este. Procure um médico.

Aparência opaca

Considere isso como uma dica que pode estar apontando a presença de uma infecção do trato urinário (ITU). “A nebulosidade vem a partir da excreção de bactérias e leucócitos, que são células que combatem a infecção,” afirma a Dra Holly Phillips, consultora do canal de TV americano CBS2 News. E, como no caso da urina com cheiro forte, esta pode ser a única pista da infecção. Por isso, não a ignore.

Cheiro doce

Um cheiro adocicado na urina muitas vezes funciona como pista importante no diagnóstico de diabetes. Para quem já tem diagnóstico desta doença, o cheiro doce pode indicar que o nível de açúcar no sangue não está sob controle, como deveria.

Cor rosa ou avermelhada

Embora legumes de cor vermelha, como a beterraba, possam ser os culpados, esta coloração também pode indicar a presença de sangue na urina. E isso não é um bom sinal. Pode ser sintoma de infecção urinária, cálculos renais, ou em casos raros, câncer de rim ou bexiga. Esclareça com o seu médico.

Sensação de ardência ao urinar

Ardor ou mesmo dor enquanto urina podem ser causados por infecção urinária ou DST, como a clamídia ou gonorreia. A dica é procurar um médico.

Constante vontade de urinar

Esse é um sinal clássico de ITU (infecção no trato urinário), que faz com que o revestimento da bexiga e da uretra se torne inflamado e irritado. Isso dá sensação de estar constantemente com vontade de urinar. Também pode ser um sintoma de cistite intersticial, uma condição difícil de diagnosticar e que resulta em dor crônica na bexiga.

Urinando muito mais do que o normal

Para as mulheres, pode ser um sintoma de gravidez. Isso mesmo. Este é um sinal precoce da gestação, desencadeado por alterações hormonais. Descartando essa hipótese, e incluindo os homens, esta pode ser uma consequência de grande consumo de café ou cerveja, que têm efeitos diuréticos. Se estas hipóteses também não se confirmarem, a dica é procurar o seu médico. Isso porque o excesso de urina também pode indicar diabetes ou tumor.

Concluindo

Todas estas dicas sinalizam a importância de prestar atenção ao que o nosso corpo “fala”. Antes de aparecer em exames clínicos e laboratoriais, algumas doenças aparecem para quem está bem informado. Então, busque informação de qualidade (aproveite e inscreva-se em nossa newsletter logo abaixo) e consulte sempre seu médico.

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.”