Sabemos que o sistema imunológico de todos nós é altamente dependente de níveis adequados de vitaminas C e D. Daí a importância de uma alimentação diversa e equilibrada, além de hábitos saudáveis como a exposição ao sol nos horários adequados. São medidas simples, mas relativamente difíceis de serem implementadas pelas crianças.
Neste cenário, as gomas vitamínicas aparecem como alternativas práticas e saudáveis, capazes de suprir possíveis carências e manter os níveis ideais destas vitaminas. E, ao contrário do que alguns pensam, podem fazer isso sem o uso de açúcar e corantes artificiais. Confira os principais benefícios desta forma de suplementação vitamínica e saiba escolher as mais saudáveis.
Vitaminas em goma funcionam?
Antes de mais nada, é preciso esclarecer um mito em relação às vitaminas em goma. Talvez por sua grande praticidade e alta aceitação, alguns acreditam que suplementos de vitamina em goma têm uma eficácia menor do que o tradicional comprimido. No entanto, é importante destacar que elas apresentam a mesma eficácia apresentada pela forma tradicional e que podem ser tomadas por crianças e adultos, desde que as dosagens sejam ajustadas.
A comprovação vem de dois estudos publicados em maio de 2019 nos EUA. Pesquisa divulgada no Journal of The American College of Nutrition concluiu que a vitamina C em goma possui a mesma absorção e percentual de aproveitamento pelo organismo que a vitamina C em cápsula.
Já o estudo publicado na revista Nutrients analisou suplementos com a vitamina D, e sua conclusão foi na mesma direção. Os resultados mostraram que a vitamina D no formato de goma pode até mesmo ter um maior percentual de aproveitamento pelo organismo na comparação com o formato de comprimido.
Vitaminas em goma para crianças
Tão eficientes quanto as vitaminas em comprimido, as vitaminas em goma se confirmam como uma boa opção para a suplementação em crianças. Isso porque podem assumir formas lúdicas, com cores, aromas e sabores variados, e assim contornar a dificuldade das crianças em engolir comprimidos de forma rotineira. Como nem todas as vitaminas em goma são iguais, a recomendação é que os pais se informem para reconhecer as melhores opções.
Como escolher as vitaminas em goma
Para que se analise um suplemento vitamínico, a primeira recomendação é observar a concentração encontrada em cada goma da embalagem. No caso da vitamina D, a ingestão diária recomendada para crianças e adolescentes pela Sociedade Brasileira de Pediatria é de 400UI/dia. No entanto, a maioria dos produtos disponíveis no mercado apresenta 200UI de vitamina D por goma, ou seja, para se adequar à dosagem diária de 400UI, a criança precisará ingerir duas gomas por dia, e isso diminui o seu custo-benefício.
Já em relação à vitamina C, quando o objetivo é reforçar a imunidade, por exemplo, a recomendação média diária vai de 25 a 50mg por quilo de peso da criança, ou seja, são necessárias doses maiores que as habituais. Entre as opções no mercado, várias apresentam menos de 45mg por goma, ou seja, a criança precisaria ingerir muitas gomas por dia para atingir dosagens satisfatórias.
Quando isso acontece, outras questões podem surgir. Quando a fórmula contém açúcar, adoçantes artificiais, corantes artificiais ou saborizantes artificiais, estes itens também serão ingeridos de forma multiplicada, prejudicando a qualidade da nutrição geral da criança.
Opção saudável de vitamina em goma
Considerando a necessidade de nutrir a criança de forma eficiente e sem ingredientes indesejados, uma vitamina em goma ideal deve conter concentrações eficazes da vitamina e evitar o uso de açúcares e aditivos artificiais. Com estes objetivos, a Essential Nutrition desenvolveu a Vitamini C e a Vitamini D3, que têm as seguintes características:
Ficou curioso? Visite as páginas da Vitamini C e da Vitamini D3 e saiba tudo sobre as vitaminas em goma em formato de ursinhos. Uma alternativa prática e saudável, pensada especialmente para crianças.
As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Assim, as informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. Por fim, nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura de ajuda por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essential.